33 C
Cuiabá
domingo, 20 abril 2025
HomeCulturaProgramação desta sexta (02) no Beco do Candeeiro será alusiva ao Dia...

Programação desta sexta (02) no Beco do Candeeiro será alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Date:

Related stories

Argentina realiza terceira greve geral contra ajuste fiscal do governo Milei

Convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), principal central...

Conta de luz zerada: Governo vai propor energia gratuita para famílias de baixa renda

Projeto de lei será encaminhado ao Congresso, disse ministro O...

Glauber Braga entra em greve de fome e acampa na Câmara após conselho de ética pedir cassação

Acusado de agressão, ele diz sofrer perseguição política O deputado...

Nesta quinta-feira (24), não haverá cerimônia de acendimento dos candeeiros. O evento é gratuito e segue todas as medidas de biossegurança

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer apresenta a programação semanal do Beco do Candeeiro, com programação especial. Nesta quinta-feira (24), não haverá cerimônia de acendimento dos candeeiros. A programação começa na sexta (2), com o projeto Beco do Orgulho, alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, com apresentações musicais, exposição fotográfica e exibição de curta metragem. O evento é gratuito e segue todas as medidas de biossegurança.

O Beco do Candeeiro foi restaurado e entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro para a população no dia 14 de maio. Desde então, a programação de atividades na rua também chamada de 27 de dezembro vem sendo construída semanalmente. Todas as quintas, o espetáculo Luz Candeeiro abre a sequência de atividades e apresentações musicais. Enquanto que as sextas-feiras a programação segue itinerante.

Nesta semana não haverá o acendimento dos candeeiros na quinta-feira (01) e a programação começa na sexta-feira (02), com a ação “Beco do Orgulho”, alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, com apresentações do Bloco Carnavalesco Divas Cuiabanas, Bloco Imprensando Bebum, Seven Mônica, Alice Brasil, Sophie Jehf Rosa, Sarah Mitch, Larissa Padilha e Dj Charles Pitter. Além de exibição de curta metragem do Coletivo MT Queer no Cine Beco e também exposição fotográfica de Mary Juruna.

Toda a programação no Beco do Candeeiro é realizada com entrada franca e limitada a 70 pessoas, respeitando as medidas de biossegurança em decorrência da pandemia da COVID-19, como distanciamento mínimo de 1,5 metros, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e disponibilização de álcool 70%. 

RESTAURAÇÃO

Famosa pelos candeeiros, a rua mesmo tem nome de Rua 27 de Dezembro, data em que ocorreu o ataque paraguaio contra o Forte de Coimbra, às margens do rio Paraguai, no município de Corumbá, em 1864. O fato foi um marco de resistência do exército brasileiro contra a investida paraguaia, que culminou com o início da Guerra do Paraguai, quando a tropa brasileira desiste e retira-se do forte, que é tomado em 29 de dezembro pelos paraguaios.

A obra contou com apoio das Secretarias de Ordem Pública, Assistência Social e também do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).

De acordo com o projeto, o local foi restaurado com objetivo de chegar o mais próximo de sua construção original. A pavimentação da rua foi refeita utilizando os mesmos paralelepípedos de outrora que ainda estão no espaço. A calçada rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos foram substituídos por réplicas com iluminação moderna.

O investimento para restauração do local foi de R$ 247 mil, fruto de um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) e faz parte do calendário de entregas em comemoração ao aniversário de 302 anos de Cuiabá, um resgate histórico da arquitetura local.

SEGURANÇA

No Beco também funciona o projeto de uma Base Integrada do Centro Histórico, que executa ações para garantir a proteção do patrimônio histórico na região e também oferece serviços de saúde e acolhimento à população em situação de rua. O projeto é executado em parceria com a Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Mobilidade Urbana e também terá o apoio da Polícia Militar.

A rua também é sede de uma das lojas da Associação Homens e Mulheres de Fibras, formada por cerca de 300 artesãos da capital. O espaço foi concedido pela Prefeitura de Cuiabá para comercialização de peças artesanais em tecido, jornal, vidro e madeira, com temáticas que permeiam a cuiabania e cultura mato-grossense. Todo o dinheiro da venda fica para os artesãos, que arcam apenas com os custos de manutenção do local, sem cobrança de aluguel.

SERVIÇO

O que: Beco do Orgulho, programação alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Quando: quinta-feira (01), a partir das 19h

Onde: Beco do Candeeiro – Centro Histórico de Cuiabá

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here