Programa Vigia Mais MT amplia videomonitoramento e fortalece segurança pública em Cuiabá

0
78

Sesp já firmou mais de 80 termos de cooperação com entidades privadas para monitorar diversas regiões da capital mato-grossense

Cuiabá vem ampliando sua rede de segurança pública com a instalação de 1.912 câmeras do programa Vigia Mais MT, do Governo de Mato Grosso. Os equipamentos — entre modelos fixos, speed domes e leitores de placas (OCRs) — foram posicionados em pontos estratégicos da cidade e em unidades escolares, reforçando o monitoramento urbano.

Ao todo, cerca de 4,7 mil câmeras devem ser instaladas na capital. Deste total, 2,5 mil ainda serão implantadas por meio de parcerias firmadas por termos de cooperação entre o governo estadual e entidades públicas e privadas.

Mesmo sem adesão inicial da Prefeitura de Cuiabá, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) viabilizou a implementação por meio de colaborações com instituições como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que forneceu câmeras para comerciantes das regiões do Porto e do Centro. Originalmente, o programa previa 3.932 câmeras em Cuiabá, número que aumentou após a aquisição de 900 equipamentos adicionais pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para monitoramento de escolas estaduais.

A vigilância funciona ininterruptamente nas áreas comuns das unidades de ensino, contribuindo com a segurança de toda a comunidade escolar. Além disso, mais de 80 termos de cooperação foram assinados com condomínios, escolas, bares, restaurantes e empresas do setor rural da capital.

Em 2025, a Prefeitura de Cuiabá passou a integrar o programa, com a retirada de 148 câmeras por meio das secretarias municipais de Ordem Pública e de Esportes e Lazer. Os equipamentos estão em fase de instalação.

Cuiabá também foi escolhida para testar o sistema de reconhecimento facial do programa. A tecnologia foi implementada na Arena Pantanal e, em cerca de um ano, colaborou com a prisão de mais de 25 foragidos da Justiça.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, o Vigia Mais MT é uma ferramenta essencial para o combate ao crime. “As câmeras inibem ações criminosas, auxiliam investigações e ajudam na recuperação de veículos. Nosso objetivo é formar uma muralha digital em todo o estado, e Cuiabá tem um papel estratégico nesse processo.”

O programa foi criado para integrar tecnologia às políticas de segurança, com previsão inicial de instalação de 15 mil câmeras nos 142 municípios de Mato Grosso. Com a ampliação, esse número já ultrapassa 20 mil, incluindo as 5.500 câmeras instaladas em escolas pela Seduc.

As imagens captadas são transmitidas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que centraliza o monitoramento e a análise de dados em tempo real. A definição da quantidade de câmeras por município leva em consideração fatores como população, renda per capita e índices de criminalidade. Os locais de instalação são definidos com base em estudos e ações estratégicas realizadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here