A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon, em Cuiabá, retoma os atendimentos a partir das 21h desta quarta-feira (9). A reabertura foi possível graças a uma força-tarefa realizada pelos servidores da unidade, com apoio da SMS, que atuaram na limpeza e reorganização do local para garantir segurança e qualidade no atendimento aos pacientes.
A unidade havia sido temporariamente interditada após ser atingida pelo forte temporal da tarde de terça-feira (8), que causou alagamentos e danos estruturais. Foram registrados cerca de 100 milímetros de chuva em poucas horas, o que comprometeu o funcionamento da UPA e exigiu a transferência de aproximadamente 30 pacientes internados para outras unidades da rede municipal.
Durante a reabertura, a secretária municipal de Saúde agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos. “Agradeço aos funcionários que estiveram aqui voluntariamente, até mesmo vindos de outras unidades. Eles se uniram, trabalharam em solidariedade e possibilitaram que os atendimentos fossem retomados rapidamente. Meu reconhecimento a todos que vestiram a camisa da saúde e cuidaram dos nossos pacientes.”
Além da UPA Leblon, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Areão também foi atingida pelas chuvas e segue com os atendimentos suspensos após sofrer alagamentos e danos materiais. A previsão é de que a UBS volte a funcionar normalmente na próxima sexta-feira (11), com as consultas sendo remarcadas. Enquanto isso, a população pode buscar atendimento em unidades próximas, como a USF Pico do Amor, o Centro de Saúde Dom Aquino e, a partir de amanhã, a UPA Leblon.
Com uma média de 500 atendimentos diários, a UPA do Jardim Leblon atende moradores do bairro e de regiões vizinhas, como Pedregal e Coxipó, oferecendo pronto atendimento adulto e infantil, além de serviços odontológicos de urgência.
A SMS também informou que estão em análise, junto à Prefeitura de Cuiabá, propostas de reforma, adequações estruturais ou até mesmo a mudança de prédio da unidade, com o objetivo de garantir maior segurança e evitar que situações semelhantes se repitam.