Projeto selecionado em edital da Secel-MT, edição Lei Paulo Gustavo, será levado também às cidades de Goiás Velho (GO) e Santos (SP)
O Theatro Fúria promove, entre os dias 31 de março e 4 de abril, um laboratório de residência artística que propõe uma imersão pelas paisagens urbana e natural de Cuiabá. A iniciativa, selecionada pelo edital “Viver Cultura – edição Lei Paulo Gustavo”, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), marca uma nova etapa de circulação do Laboratório Prático do Desanestesiamento dos Sentidos (Lab Sentidos).
As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no site www.theatrofuria.com. O laboratório contará com cinco encontros diários, das 14h às 18h, totalizando 20 horas de atividades. O ponto de partida será o centro histórico da capital, mas os locais exatos serão divulgados diretamente aos inscritos.
A proposta do Lab Sentidos vai além de um treinamento sensorial, sendo um laboratório prático voltado à experimentação e à criação de intervenções urbanas. O objetivo é estimular a atenção ativa sobre o que acontece ao redor, questionando os acontecimentos e a posição do indivíduo dentro deles. “A ideia é estimular a atenção ativa: como as coisas acontecem, quando e onde acontecem e o porquê delas acontecerem. E, finalmente, quem somos nós nos acontecimentos e o que fazemos durante esses acontecimentos”, explica o ator e performer Péricles Anarckos, um dos idealizadores do projeto.
O laboratório é aberto a todos os interessados em explorar novas formas de percepção e conexão com seus sentidos. Segundo a atriz Carolina Argenta, co-idealizadora do projeto, profissionais de diversas áreas, como artistas visuais, historiadores, arquitetos, fotógrafos, estudantes e jornalistas, podem se beneficiar da experiência. “Cada especialidade tem um olhar treinado para perceber o mundo de maneira única, e essa diversidade enriquece as interpretações durante o laboratório”, afirma.
Desde 2019, o Theatro Fúria tem priorizado percursos que destacam a riqueza histórico-patrimonial das cidades por onde passa, mapeando rotas e fluxos culturais. Na etapa anterior, em 2021, o projeto percorreu Chapada dos Guimarães, Cáceres e Poconé, além de Cuiabá, com apoio da Lei Aldir Blanc.
A edição deste ano também terá etapas em Goiás Velho (GO), de 5 a 9 de maio, e Santos (SP), de 15 a 19 de julho. O projeto é financiado pelo edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, da Secel-MT, com recursos da Lei Paulo Gustavo, via Ministério da Cultura.
