Mais de 100 bairros foram atendidos desde janeiro, com ações que visam prevenir alagamentos e melhorar a qualidade de vida da população
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, intensificou desde janeiro as ações de manutenção do sistema de drenagem da capital. Em pouco mais de sete meses, foram executados reparos em quase 2 mil bocas de lobo, atendendo mais de 100 bairros em todas as regiões da cidade.
O trabalho inclui desobstrução de bocas de lobo e poços de visita, recuperação de caixas coletoras e substituição de tampas danificadas. Para garantir eficiência, são utilizados equipamentos como caminhão hidrojato, retroescavadeira e caminhão caçamba, que auxiliam na sucção de resíduos e no acesso às estruturas subterrâneas.
O balanço parcial registra a limpeza de 1.556 bocas de lobo, 155 poços de visita e mais de 7 quilômetros de redes de drenagem. Também foram repostas 142 tampas de bocas de lobo e 17 de poços de visita, além da recuperação de 73 unidades. Todo o material recolhido — areia, cascalho, garrafas PET, sacolas plásticas e outros resíduos — recebeu destinação ambientalmente adequada.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, os serviços são fundamentais para prevenir alagamentos e preservar a malha viária. “Estamos falando de uma ação contínua, que acontece diariamente em diferentes regiões. Esse cuidado com a drenagem é essencial para reduzir transtornos em épocas de chuva e garantir mais segurança, trafegabilidade e qualidade de vida para a população cuiabana”, destacou.
A manutenção do sistema de drenagem integra o cronograma permanente de zeladoria do município e seguirá avançando para contemplar mais localidades. Entre os bairros atendidos estão CPA I, II, III e IV, Pedra 90, Jardim Gramado, Tijucal, Jardim Vitória, Morada do Ouro, Três Lagoas, Jardim Imperial, Porto, Quilombo, entre outros.