23 C
Cuiabá
sábado, 2 agosto 2025
HomeCidadesPrefeitura de Várzea Grande lança programa Acelera Saúde VG para agilizar cirurgias...

Prefeitura de Várzea Grande lança programa Acelera Saúde VG para agilizar cirurgias eletivas

Date:

Related stories

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta sexta-feira (1º) o programa Acelera Saúde VG, com o objetivo de acelerar a realização de cirurgias eletivas de pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o lançamento no auditório do Univag, a prefeita Flávia Moretti (PL) afirmou que a saúde pública se tornou prioridade desde o início de sua gestão. Ela relembrou a visita ao Pronto-Socorro e Hospital Municipal logo após assumir o cargo, quando se deparou com uma estrutura precária e em estado de abandono, sem equipamentos adequados e com pacientes nos corredores.

Segundo a prefeita, o novo programa representa uma ruptura com práticas antigas que impediam o avanço da saúde no município. “Estamos reconstruindo a saúde pública de Várzea Grande com seriedade, responsabilidade e compromisso com as pessoas. É uma nova história sendo escrita”, afirmou.

Até agora, mais de 37 mil procedimentos já foram realizados por meio do programa Fila Zero, gerando um faturamento superior a R$ 4 milhões e beneficiando milhares de pessoas que aguardavam por atendimento.

O Mutirão Acelera Saúde VG busca ampliar ainda mais esse alcance, tirando mais pacientes da fila e levando saúde, dignidade e qualidade de vida à população. O programa contempla cirurgias ortopédicas, ginecológicas, pediátricas, oftalmológicas e gerais, com a atuação de quatro unidades hospitalares: o Pronto-Socorro, a Maternidade, o Hospital Santa Rita e o Centro Mato-Grossense de Oftalmologia.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou o compromisso da iniciativa. “Sabemos o quanto é angustiante esperar por uma cirurgia, e o Acelera Saúde VG vem justamente para mudar essa realidade.”

A ação é uma extensão do programa estadual Fila Zero, lançado em Várzea Grande em março deste ano. Além de agilizar agendamentos, o programa realiza uma busca ativa de pacientes para garantir a atualização do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), essencial para o contato e agendamento dos procedimentos.

A subsecretária Erika Carvalho reforçou a importância dessa atualização. “Muitas vezes não conseguimos localizar os pacientes porque os números de telefone estão desatualizados ou desativados, o que atrasa ainda mais o processo.”

Para garantir acesso aos serviços, os pacientes devem manter atualizados seus dados no Cartão SUS, especialmente o número de celular, CPF e endereço completo com CEP. O cartão é o principal meio de comunicação entre o sistema de saúde e o cidadão para marcação de consultas, exames e cirurgias.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here