Polícia Militar realiza formatura de cadetes bacharéis em Direito

0
189

Essa é a primeira turma de bacharéis em Direito da história da instituição, desde 2014; formatura oficial será em 21 de abril

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã desta segunda-feira (17), a formatura alusiva ao compromisso dos cadetes aspirantes a oficiais do 22º Curso de Formação de Oficiais (CFO), da Academia de Polícia Costa Verde (APMCV). A turma, composta por 30 bacharéis em Direito, é a primeira da história da instituição com essa formação desde 2014. A cerimônia oficial de formatura está marcada para o dia 21 de abril.

O comandante da APMCV, tenente-coronel Gabriel Rodrigues Leal, destacou que os cadetes passaram por mais de 4.000 horas de treinamento, abrangendo planejamento, coordenação e execução de operações policiais táticas e ostensivas em diversas regiões do estado.

Além disso, os futuros oficiais participaram de jornadas extraordinárias, estágios em batalhões de área e cursos especializados, como adaptação à fronteira, atendimento pré-hospitalar de combate no protocolo MARC1 e treinamento como operadores e multiplicadores. Também receberam capacitação no Curso de Multiplicador do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e realizaram intercâmbios em academias militares de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“Sem sombra de dúvidas, essa experiência policial faz com que a primeira turma de bacharéis em Direito seja também uma turma de oficiais prontos para o desafio de elevar a PMMT a um futuro ainda mais glorioso. De advogados a aspirantes, o desafio da APMCV foi agregar essa formação ao preparo técnico e profissional do futuro tenente, que será o elo entre as políticas de segurança do Estado e a tropa no dia a dia”, afirmou o tenente-coronel Leal.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Tinoco, parabenizou os cadetes aprovados no último concurso realizado pelo Governo do Estado. Ele ressaltou o compromisso da corporação em capacitar os militares para enfrentar os desafios da profissão.

“Essa formação representa um marco especial para a Polícia Militar de Mato Grosso. Ter uma turma de oficiais bacharéis em Direito reforça nossa posição como uma das instituições mais qualificadas e equipadas do país. Esses novos oficiais chegam ainda mais preparados para atuar na segurança pública de forma assertiva”, declarou o comandante-geral.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Augusto de Camargo Roveri, também participou da solenidade e destacou os investimentos do Governo do Estado na área da segurança, incluindo a aquisição de viaturas, armamentos e equipamentos de ponta.

“Esse curso representa um importante avanço para a segurança pública. O Governo tem investido em tecnologia, formação continuada e na renovação da frota, garantindo que nossos militares estejam preparados para atuar nos 142 municípios de Mato Grosso. Esse é apenas o começo de uma trajetória promissora para esses novos oficiais”, afirmou o secretário.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here