Surfistas brasileiros estão no top 5 da temporada
A etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL) em Peniche, Portugal, teve um domingo (23) repleto de emoções, com Yago Dora vencendo uma final brasileira contra Italo Ferreira.
Os dois surfistas protagonizaram uma disputa acirrada, repleta de manobras aéreas. O título foi decidido apenas na última nota, quando Italo, precisando de 5.94 para virar, recebeu um 5.00, garantindo a vitória de Dora por 13.37 a 12.43.
Esta foi a segunda conquista de Yago Dora na elite do surfe mundial – a primeira ocorreu em 2023, na etapa de Saquarema. Com o resultado, ele subiu 11 posições no ranking e agora ocupa o quarto lugar, com 15.010 pontos.
Italo Ferreira, que venceu a etapa anterior em Abu Dhabi, segue na liderança do circuito, com 23.885 pontos. Outros brasileiros no top 10 são Filipe Toledo, em nono, e Miguel Pupo, em décimo.
No feminino, a americana Caroline Marks conquistou o título ao vencer a havaiana Gabriela Bryan por 7.90 a 6.97. As brasileiras Tatiana Weston-Webb e Luana Silva foram eliminadas antes das fases decisivas. No ranking geral, Luana está em 14º lugar, enquanto Tatiana ocupa a 17ª posição. A líder do circuito é a americana Caitlin Simmers.
A próxima etapa da WSL será disputada em El Salvador, com janela entre 1º e 11 de abril.