Diante de mais de 70 mil torcedores no estádio Mané Garrincha, em Brasília, a seleção brasileira garantiu uma vitória emocionante sobre a Colômbia por 2 a 1, nesta quinta-feira (20), pela 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O gol decisivo veio nos acréscimos, com um belo chute de Vinicius Júnior.
Com o triunfo, o Brasil assumiu a vice-liderança da competição, somando 21 pontos. A Colômbia, por sua vez, caiu para a sexta colocação, com 19. O próximo desafio da equipe comandada por Dorival Júnior será contra a líder Argentina, na terça-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
O Brasil começou a partida pressionando e abriu o placar logo aos três minutos. Em jogada rápida, Raphinha lançou Vinicius Júnior, que foi derrubado por Muñoz dentro da área. O árbitro marcou pênalti, e Raphinha converteu a cobrança com categoria. A seleção manteve o domínio até os 28 minutos, quando perdeu o volante Gerson por lesão. A saída do jogador afetou a organização da equipe, que passou a ceder mais espaços ao adversário.
A Colômbia aproveitou a instabilidade brasileira e empatou aos 40 minutos. Após um erro de Joelinton na saída de bola, Arias recuperou a posse e acionou Lerma, que encontrou James Rodríguez. O meia serviu Luis Díaz, que bateu cruzado para vencer o goleiro Alisson.
No segundo tempo, Dorival Júnior promoveu mudanças para melhorar a produção ofensiva. As entradas de João Pedro, Wesley, André e Savinho deram novo fôlego ao Brasil, que passou a atacar mais pelo lado direito. A Colômbia, por sua vez, tentou segurar o empate.
Mas nos acréscimos, brilhou a estrela de Vinicius Júnior. O atacante recebeu na intermediária e finalizou com precisão. A bola desviou em Lerma antes de balançar a rede do goleiro Vargas, garantindo a vitória brasileira no apagar das luzes.