Várzea Grande avança na recuperação ambiental da Lagoa do Jacaré

0
216

Prefeita Flávia Moretti participou ontem da apresentação do diagnóstico, uma parceria entre MPE, UFMT e prefeitura de Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), participou, no último sábado (23), da apresentação dos estudos de drenagem, esgoto e desassoreamento do projeto Lagoa do Jacaré. O evento, realizado no Jardim das Mulheres, no bairro Cristo Rei, marcou o anúncio de três projetos executivos voltados à recuperação ambiental da lagoa, em uma ação integrada às comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Na ocasião, também foram distribuídos exemplares do livro Diagnóstico Ambiental da Microbacia do Córrego do Jacaré no Bairro Cristo Rei. Os estudos são fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Prefeitura de Várzea Grande e o Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH).

“É fundamental trabalharmos para recuperar a Lagoa do Jacaré e reduzir o impacto ambiental. Esse é um importante receptor de águas pluviais da região, e tudo o que pudermos fazer para preservar esse espaço será feito”, afirmou a prefeita Flávia Moretti.

Monitoramento e preservação

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, a ação busca conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e destacar os impactos positivos da recuperação da lagoa.

“Para a elaboração dos projetos executivos, foi necessário um levantamento topográfico da microbacia da Lagoa do Jacaré, financiado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Além disso, a pedido do Ministério Público, foi instalada uma cerca no entorno da lagoa para evitar novas invasões”, explicou Amorim.

A coordenadora de Gestão do Meio Ambiente do município, Cintia Serrano, informou que a área é monitorada regularmente para coibir descartes irregulares de resíduos e garantir a preservação da cerca instalada. Segundo ela, as Secretarias de Serviços Públicos e de Obras também atuaram na limpeza do local e na instalação de manilhas para melhorar o escoamento das águas pluviais.

Restauração da Lagoa do Jacaré

A promotora de Justiça Michelle Miranda Rezende Villela destacou os desafios ambientais enfrentados pela Lagoa do Jacaré, que sofre com poluição e descarte irregular de lixo.

“A degradação é visível, mas é gratificante ver essa mobilização conjunta do Ministério Público, Prefeitura, UFMT e demais instituições públicas para recuperar esse ecossistema. Nosso objetivo é transformar essa área em um parque para uso da população”, ressaltou.

A Lagoa do Jacaré abriga duas áreas de nascentes: uma localizada no bairro homônimo e outra dentro da área verde do Aeroporto Marechal Rondon. Ambas sofrem com problemas como ocupação desordenada e poluição.

Ciência e comunidade na preservação ambiental

O Projeto de Extensão Lagoa do Jacaré, coordenado pelo PPGRH da UFMT, conta com o apoio da Escola Estadual José Leite de Moraes, da Prefeitura de Várzea Grande e do Ministério Público. A iniciativa une ciência, comunidade e instituições na missão de proteger e restaurar o ecossistema da lagoa, além de expandir as ações para outros córregos urbanos do município.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam a deputada federal Coronel Fernanda (PL) e o secretário Ricardo Amorim.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here