Papa Francisco recebe alta após 38 dias internado e retorna ao Vaticano

0
179

Ele deixou o hospital Gemelli e voltou à Casa Santa Marta, onde vive

Após 38 dias internado devido a uma pneumonia dupla, o papa Francisco fez sua primeira aparição pública neste domingo (23) e retornou ao Vaticano. O pontífice, de 88 anos, seguirá em repouso por mais dois meses, conforme orientação médica, para garantir sua recuperação completa.

Francisco deixou o Hospital Gemelli, em Roma, e voltou à Casa Santa Marta, residência oficial no Vaticano desde sua eleição em 2013. O edifício, estruturado como um hotel, abriga também outros membros do clero e possui restrições de acesso ao público.

Apesar da recomendação de repouso, não há informações sobre possíveis mudanças na rotina do pontífice. O Vaticano apenas instalou uma cama ajustável para facilitar sua mobilidade, considerando que ele tem utilizado cadeira de rodas nos últimos anos. Segundo o vice-diretor do Serviço de Saúde do Vaticano, Luigi Carbone, Francisco contará com assistência de enfermagem 24 horas e seguirá recebendo oxigênio suplementar quando necessário.

Mesmo hospitalizado, o papa manteve compromissos administrativos, como nomeações de bispos e a implementação de um novo processo de reforma da Igreja. Tradicionalmente, ele realiza eventos públicos semanais, incluindo audiências às quartas-feiras e orações dominicais na Praça de São Pedro, mas o Vaticano ainda não confirmou se ele manterá essa agenda nas próximas semanas.

Entre os compromissos previstos, está uma reunião com o rei Charles, em 8 de abril, e a celebração da Páscoa, em 20 de abril. No entanto, ainda não há confirmação se Francisco poderá participar dessas solenidades.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here