Semana de Conscientização sobre o Autismo mobiliza rede municipal de Várzea Grande

0
110

Trabalho realizado junto aos alunos das escolas da rede municipal tem o objetivo de promover o conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como, acerca das necessidades e direitos, reforçando a importância da inclusão e do respeito

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho (CMAEAPI) promove, ao longo desta semana, uma série de atividades educativas com os alunos da rede municipal de ensino de Várzea Grande. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar os princípios de inclusão, respeito e garantia de direitos das pessoas autistas.

Segundo a coordenadora do CMAEAPI, Greice Maria de Araújo Bezerra, a programação ocorre nos períodos matutino e vespertino, com ações voltadas à conscientização e ao fortalecimento do convívio entre os estudantes. “Nosso objetivo é promover uma cultura de respeito e compreensão, estimulando o acolhimento da diversidade dentro e fora da escola”, afirmou.

Atualmente, a rede municipal conta com 1.150 alunos com algum tipo de necessidade especial. Desse total, 50,1% são diagnosticados com TEA; 21,4% apresentam deficiência múltipla; 14% estão em avaliação, sem laudo confirmado; 5,8% têm Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); 1,9% têm deficiência física; 1,9% deficiência intelectual e 1,4% são deficientes visuais.

Além das ações promovidas pelo CMAEAPI, a Prefeitura de Várzea Grande tem ampliado os atendimentos voltados ao público da educação inclusiva. A prefeita Flávia Moretti renovou os convênios com o Centro de Atendimento Multidisciplinar Pedagógico (Campi) e com os centros de Ecoterapia, garantindo cerca de 1.000 atendimentos especializados aos estudantes da rede. Desses, 400 alunos estão sendo assistidos pela Ecoterapia e outros 220 pelo Campi, que conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, educadores físicos e recreadores.

Desde a inauguração do Centro João Ribeiro Filho, em fevereiro, a atual gestão vem investindo na estruturação de políticas públicas voltadas à inclusão. Um dos principais avanços será a criação da Secretaria Municipal de Inclusão, cujo projeto de reforma administrativa já foi encaminhado à Câmara Municipal. A nova pasta será responsável por planejar e executar ações voltadas à promoção da inclusão em todas as áreas do município.

Também está em fase de finalização a implantação do primeiro núcleo de atendimento especializado para pessoas autistas e neurodivergentes de Várzea Grande. O espaço vai oferecer serviços essenciais como avaliação e emissão de laudos — uma demanda aguardada há meses, e até anos, por muitas famílias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here