Ganhadores receberão premiação equivalente a R$ 91,2 mil
Reduzir o descarte de vacinas na rede pública de saúde é o objetivo central do projeto “Imunize-me”, vencedor do HackaMT – Edição Pantanal, maratona de inovação realizada em Cáceres que reuniu 10 equipes para desenvolver soluções para desafios enfrentados pelo setor público.
A proposta foi desenvolvida ao longo de três dias durante o evento, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em parceria com diversas instituições. O sistema criado pela equipe vencedora busca otimizar o uso de vacinas por meio de um controle mais eficiente de agendamentos, evitando desperdícios tanto por vencimento quanto pelo uso incompleto de frascos multidoses.
Com o “Imunize-me”, as unidades de saúde poderão prever a demanda diária, semanal ou mensal com base nos agendamentos de vacinação, facilitando o planejamento da utilização de doses e o remanejamento de imunizantes entre unidades próximas. Quando um frasco for aberto em uma unidade, outras poderão ser notificadas para encaminhar pacientes ao local, evitando o descarte desnecessário.
A equipe responsável pelo projeto é formada por Geovana Carolina Mendes Costa, Gustavo Gonzaga, Weslley Jean Ferreira Pereira, Larissa Marques e Leo Walker. O grupo agora dará continuidade ao desenvolvimento do sistema com o apoio de cinco Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico (BDT-3), com duração de até 12 meses. O investimento de R$ 91,2 mil é viabilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
“Foi uma experiência incrível. Cresci muito pessoal e profissionalmente. Tivemos mentores incríveis e agora vamos com tudo para concluir o projeto”, comemorou Geovana Costa, integrante da equipe vencedora.
Para Cláudia Rosa, superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci, o HackaMT teve um papel fundamental na mobilização do ecossistema local de inovação e trouxe uma proposta concreta para melhorar o sistema de saúde em Cáceres. “Vamos implementar uma trilha de capacitação para a equipe continuar evoluindo o projeto até a entrega para a Prefeitura”, afirmou.
O HackaMT – Edição Pantanal é uma iniciativa da Seciteci com apoio da Fapemat, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Prefeitura de Cáceres, Almáz Inovação, Parque Tecnológico Mato Grosso, entre outros parceiros do ecossistema de inovação do estado.
A edição teve como tema central a melhoria da gestão de vacinas, definido em conjunto com a Prefeitura de Cáceres. O evento contou com a participação de programadores, designers e empreendedores, somando 100 inscritos. Segundo a coordenadora do HackaMT, Mari Borges, a escolha do tema foi estratégica para envolver a comunidade em um dos maiores desafios locais.
Esta foi a segunda edição do HackaMT em Cáceres. O evento também já foi realizado em cidades como Água Boa, Querência e Nova Mutum, e novas edições estão previstas para 2025.