21 C
Cuiabá
sexta-feira, 11 julho 2025
HomeCulturaProjeto homenageia o artista João Luiz do Couto e sua relação com...

Projeto homenageia o artista João Luiz do Couto e sua relação com o rio Araguaia

Date:

Related stories

Safra brasileira de grãos deve atingir novo recorde, aponta Conab

Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas,...

MT Hemocentro abre neste sábado para receber doações de sangue em Cuiabá

Unidade localizada na região central de Cuiabá vai funcionar...

Governador e prefeito alinham novas obras para Cuiabá em reunião no Palácio Paiaguás

Gestores discutiram parcerias para obras de infraestrutura e mobilidade O...

Contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Secel, o projeto lança um documentário, livro e exposição fotográfica

Redação SNMT

Na quinta-feira (22.07), às 19h, será lançado o documentário “Narradores do Araguaia – Lendas”. O evento ocorre no espaço Cultural Valdon Varjão, em Barra do Garças. Também serão lançados o livro e a exposição de fotografias “O rio e sua gente”. As três produções integram o projeto “João Luiz do Couto e os narradores do Araguaia” contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura – “Marília Beatriz de Figueiredo Leite”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O projeto, proposto pela Associação Cultural Ciranda, homenageia o escritor, ator e diretor João Luiz do Couto. Mato-grossense natural de São Felix do Araguaia, Couto viveu grande parte da vida adulta em São Paulo. Em 2014, saiu em busca de autoconhecimento. Foram quatro meses percorrendo o rio Araguaia, da nascente até a foz, na intenção de conhecer sua ancestralidade, conectar com suas raízes e aumentar seu repertório artístico sobre contos e lendas da região.

João Luiz do Couto fala sobre a inquietação e desejo de aprofundar-se nas histórias e cultura local. “Lembro da vontade de conhecer melhor minhas raízes, então decidi me jogar de cabeça nessa idéia. Foi ai que convidei a fotógrafa Sheila Signário, que na hora topou, mesmo sabendo que não teríamos muita estrutura para a viagem. Eu não tinha muitos recursos, tinha apenas meu carro, alguns livros e minha arte em contação de histórias, e assim fomos, na cara, na coragem e na vontade de desvendar o rio Araguaia”.

As imagens são de Sheila Signário, que registrou todo o percurso e as comunidades que vivem às margens do Araguaia. Ela fala sobre a experiência e o que encontrou na viagem. “O projeto consistia na pesquisa sobre as histórias de seres encantados que habitam o rio Araguaia. Pude vivenciar e registrar tantas pessoas, histórias. Tive a oportunidade de ouvir sobre os seres encantados. Vimos tanta beleza que nossos olhos não deram conta de enxergar. O livro e a exposição contêm um pouco do que vivemos nessa linda jornada”, diz Sheila.

A edição e finalização do documentário ficaram por conta de Jessica Ayara. O documentário mostra a relação das pessoas com o rio Araguaia, o porquê de elas viverem ali, histórias e lendas. O livro, além das fotografias, traz um conto e um poema escritos por João Luiz do Couto. “A Aventura do Zé Mosquito e a Boiuna”, resultado dos contos que ele ouviu durante a viagem, e “Água Emendada”, poema que mostra uma certa intimidade conflituosa e busca por conhecimento.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here