O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, denunciou nesta quarta-feira (26) que a gestão municipal será obrigada a descartar 1 milhão de comprimidos de Enalapril, medicamento utilizado no controle da pressão alta e no tratamento de problemas cardíacos, devido à proximidade do vencimento de sua validade. A fiscalização foi acompanhada pela primeira-dama e vereadora Samantha Iris.
As unidades do medicamento foram compradas pela gestão anterior e estão armazenadas no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC). De acordo com o prefeito, nos últimos três meses, foram encaminhadas 308.880 unidades de Enalapril aos postos de saúde, o que demonstra que a aquisição foi acima da necessidade real da população.
Abílio Brunini criticou a má gestão na compra de medicamentos e lamentou o desperdício. “A corrupção é um grande problema nas compras de medicamentos, mas a má gestão também pesa. A Prefeitura comprou mais do que usa mensalmente. O que me revolta é saber que temos 1 milhão de comprimidos de Enalapril prestes a vencer, enquanto falta dipirona nas unidades porque compraram errado”, afirmou.
O prefeito também destacou sua insatisfação com a falta de planejamento no gerenciamento dos estoques de medicamentos. “Em três meses, foram dispensadas 300 mil unidades, mas ainda temos 1 milhão de comprimidos prestes a vencer em dois meses. Isso é resultado de uma compra desorganizada feita em 2023 e da falta de um planejamento eficiente para atender a demanda da população”, criticou.
Por fim, Abílio anunciou que um relatório detalhado sobre a situação será enviado aos órgãos de controle, como o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para que sejam tomadas as devidas providências.

