Papa Leão XIV realiza primeira viagem fora do Vaticano e homenageia antecessor Francisco

0
48

Papa depositou uma flor branca no túmulo de seu antecessor

Em sua primeira incursão para além dos muros do Vaticano desde o início de seu pontificado, o Papa Leão XIV visitou neste sábado (10) um santuário católico em Genazzano, a cerca de uma hora a leste de Roma.1 No retorno à Cidade do Vaticano, o novo pontífice fez uma parada significativa na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para prestar homenagens no túmulo de seu predecessor, o Papa Francisco.

Chegando à basílica em um Volkswagen, Leão XIV foi recebido com alguns gritos de “Viva il papa” (Viva o papa) pela multidão. Dentro da igreja, caminhou lentamente até o local de descanso final de Francisco, onde depositou uma flor branca e se ajoelhou em oração por alguns momentos.

A viagem a Santa Maria Maior ocorreu após a visita à pequena cidade de Genazzano. Lá, o Papa Leão XIV, anteriormente o cardeal norte-americano Robert Prevost, eleito em 8 de maio, visitou o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho. O local tem uma ligação especial com o novo papa, que é membro da ordem religiosa agostiniana, responsável pela administração do santuário.2 Antes de entrar no santuário, o papa cumprimentou e abençoou alguns dos fiéis presentes.

Segundo um comunicado do Vaticano, ao final da visita em Genazzano, Leão XIV expressou que desejava rezar no local pedindo orientação para os primeiros dias de seu papado.

O Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril, era conhecido por suas visitas frequentes e muitas vezes surpreendentes a locais católicos próximos a Roma. Ele manifestou o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, um santuário mariano pelo qual nutria especial devoção. Seu túmulo é simples, adornado apenas com a inscrição “Franciscus”, seu nome em latim. Nos dias que se seguiram ao seu sepultamento, mais de 30.000 pessoas visitaram a basílica para prestar suas últimas homenagens.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here