Papa Francisco reaparece em público após internação por pneumonia

0
295

Pontífice passou mais de cinco semanas em hospital com pneumonia

O Papa Francisco fez neste domingo (6) sua primeira aparição pública desde que recebeu alta hospitalar há duas semanas, surgindo na Praça de São Pedro em uma cadeira de rodas e sendo calorosamente aplaudido pela multidão. Aos 88 anos, ele ainda se recupera da mais grave crise de saúde de seu papado, após mais de cinco semanas de internação por pneumonia.

Sem aviso prévio, o pontífice apareceu pouco antes do meio-dia, ao final de uma missa dedicada ao Jubileu da Igreja Católica. Diante do altar principal e sob forte sol, acenou e falou brevemente aos fiéis com uma voz ainda frágil, mas mais firme do que em sua última aparição, em 23 de março. “Feliz domingo para todos. Muito obrigado”, disse, com um sorriso, enquanto usava oxigênio por meio de uma sonda nasal.

Francisco não fazia sua tradicional oração dominical na Praça de São Pedro desde 9 de fevereiro, antes de ser internado com bronquite, que evoluiu para pneumonia dupla — condição agravada pelo fato de ele ter perdido parte de um pulmão na juventude. Segundo seus médicos, a situação foi tão crítica que chegou-se a cogitar interromper o tratamento para deixá-lo morrer em paz.

A missa deste domingo teve como tema a saúde e contou com a presença de profissionais da área e pacientes. Em uma mensagem divulgada posteriormente pelo Vaticano, o papa relatou ter sentido “o toque do amor de Deus” durante sua internação, e pediu que esse conforto chegue a todos os que sofrem.

Ainda não há confirmação sobre sua participação nas celebrações da Páscoa, marcadas para 20 de abril. Os médicos recomendaram dois meses de repouso, e o Vaticano suspendeu todos os compromissos públicos previstos para esse período.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here