Ações ocorreram em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Cáceres, Nova Mutum e Alta Floresta
As ações da Operação Lei Seca realizadas no fim de semana resultaram na aplicação de 1.206 testes de alcoolemia e na abordagem de 1.104 veículos. O balanço, divulgado nesta segunda-feira (31), pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), aponta uma forte atuação para coibir a embriaguez ao volante e outras infrações de trânsito. A diferença entre o número de abordados e de testes aplicados se deve ao fato de que passageiros e outros ocupantes também podem ser submetidos ao exame caso precisem assumir a direção do veículo.
Entre sexta-feira (28) e domingo (30), a fiscalização ocorreu em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Cáceres, Nova Mutum e Alta Floresta, resultando na emissão de 945 autos de infração. A maioria das irregularidades estava relacionada a veículos sem registro ou não licenciados, motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), condutores sob efeito de álcool ou que se recusaram a fazer o teste. No total, 93 pessoas foram presas por embriaguez ao volante e 300 veículos, entre carros e motocicletas, foram removidos.
Em Alta Floresta, um motorista de uma Toyota Hilux tentou fugir do bloqueio policial, mas foi capturado. Durante a abordagem, os policiais encontraram no veículo uma pistola calibre 9 mm, municiada com dez cartuchos, além de um carregador. O condutor apresentava sinais visíveis de embriaguez e foi encaminhado à delegacia.
A Operação Lei Seca é coordenada pelo GGI da Sesp-MT, em conjunto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, além das guardas municipais e secretarias de trânsito dos municípios.