Mato Grosso amplia oportunidades de negócios com a China em feira internacional
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, assinou, na última terça-feira (25), em São Paulo, o contrato simbólico que oficializa a participação do estado na 8ª edição da China International Import Expo (CIIE). A assinatura ocorreu durante o Simpósio de Apresentação da CIIE aos parceiros brasileiros.
Esta será a terceira vez que Mato Grosso participará da feira, considerada uma das maiores do mundo. Em 2024, o estado foi o sétimo expositor mais mencionado entre 30 organizações estrangeiras, superando outros representantes do Brasil. Segundo César Miranda, além da consolidação de negócios na última edição, a presença mato-grossense em 2025 terá um novo foco: a comercialização do gergelim.
“Ano passado, fechamos importantes negócios e nos destacamos na feira. Agora, queremos expandir ainda mais nossa presença no mercado chinês, abrindo caminhos para o gergelim como um novo produto de exportação”, afirmou o secretário.
No simpósio, Miranda e a secretária adjunta de Agronegócio e Crédito, Linacis Silva, discutiram detalhes estratégicos da participação de Mato Grosso na feira, incluindo a localização do estande e ações de promoção dos produtos do estado.
Nos últimos dois anos, Mato Grosso tem fortalecido sua presença global, com destaque para o agronegócio, principal setor da sua relação comercial com a China. Na última edição da CIIE, o estande mato-grossense realizou mais de mil atendimentos qualificados e atraiu visitantes interessados na carne do estado, além de apresentar seu potencial em agronegócio sustentável, tecnologia e comércio internacional.