21 C
Cuiabá
sexta-feira, 11 julho 2025
HomeSem categoriaDr. Luiz Fernando: “Cuiabá precisa retomar as cirurgias eletivas”

Dr. Luiz Fernando: “Cuiabá precisa retomar as cirurgias eletivas”

Date:

Related stories

Safra brasileira de grãos deve atingir novo recorde, aponta Conab

Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas,...

MT Hemocentro abre neste sábado para receber doações de sangue em Cuiabá

Unidade localizada na região central de Cuiabá vai funcionar...

Governador e prefeito alinham novas obras para Cuiabá em reunião no Palácio Paiaguás

Gestores discutiram parcerias para obras de infraestrutura e mobilidade O...

A pandemia do coronavírus chegou a Cuiabá a pouco mais de um ano e meio e, desde então, toda a atenção por parte do Poder Público foi direcionada ao combate

O vereador por Cuiabá e médico ortopedista Dr. Luiz Fernando Amorim (Republicanos) afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa retomar a realização das cirurgias eletivas no município urgentemente.

A pandemia do coronavírus chegou a Cuiabá a pouco mais de um ano e meio e, desde então, toda a atenção por parte do Poder Público foi direcionada ao combate. Em contrapartida, o parlamentar destaca que as demais patologias continuam circulando entre a população e precisam também ser combatidas.

“Quero dizer que estamos batalhando, Cuiabá precisa retornar as cirurgias eletivas. Vejo que o Hospital São Benedito, hoje referência para Covid-19, precisa urgentemente abrir suas portas, cirurgias ortopédicas retomadas, cardiológicos, todas as especialidades nos hospitais”, disse ao Notícia Max.

Notícia Max – Muito se cobra a Prefeitura para agilizar a imunização das pessoas. O senhor vê isso possível? Como poderia ser feito esse processo?
Dr. Luiz Fernando – Com certeza. Eu como presidente que fiscaliza a vacinação dentro de Cuiabá, tenho me preocupado referente ao avanço da nossa vacinação. Cuiabá é uma das capitais que tem avançado, porém, deixado muito a desejar no sentido que necessitamos de mais doses. Em relação à idade, em minha opinião o cadastro deveria ser decrescente em relação a idade. Outra coisa que temos cobrado, inclusive do prefeito, mas, claro, sei que não depende dele, porém conversamos com a Secretaria de Saúde sobre a necessidade mais doses.

Recentemente recebemos o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedimos a ele para que tenha um olhar diferenciado por Cuiabá, já que foi uma das subsedes da Copa América, porém, repito, precisamos de mais doses. Cuiabá é uma das 27 Capitais que tem avançado de forma lenta e a população precisa ser atendida. O mais importante é que com a chegada de mais doses é preciso abrir mais polos. Eu vejo que hoje temos apenas seis, o necessário seria pelo menos mais cinco, para que os moradores de bairros tenham um local não tão distante de sua residência.

Notícia Max – O senhor tem cumprido um papel importantíssimo na busca por SUS melhor. Quais os planos do senhor para o setor?
Dr. Luiz Fernando – Nesses seis meses me sinto honrado de estar cumprindo um papel muito importante. Recebo várias chamadas diariamente de amigos que precisam de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), e assim é a nossa vida e sempre foi. Quero dizer que estamos batalhando, Cuiabá precisa retornar as cirurgias eletivas. Vejo que o Hospital São Benedito, hoje referência para Covid-19, precisa urgentemente abrir suas portas, cirurgias ortopédicas retomadas, cardiológicos, todas as especialidades nos hospitais.

Notícia Max – Com relação à telemedicina, qual a fase do projeto de lei? Acredita em uma boa adesão por parte dos profissionais?
Dr. Luiz Fernando – Esse foi um projeto que infelizmente não passou pela Câmara, vamos reapresentar ele em 2022, porém, já estou muito feliz, pois vamos conseguir implantar traumatologia e a descentralização da ortopedia dentro de Cuiabá. Teremos a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do bairro Jardim Leblon, com ortopedista 24h, a criação de um ambulatório pós-covid.

Notícia Max – Além da saúde, quais os projetos e leis de grande relevância serão apresentados pelo senhor?
Dr. Luiz Fernando – Um dos nossos grandes projetos que pretendo apresentar nos próximos meses é um de campanha que se chama Reverdejar. Vivemos em uma das capitais mais quentes do Brasil, com calor escaldante. Meu compromisso é plantar 2.500 árvores por ano, durante os quatros anos, chegando a 10 mil árvores.
Temos também o projeto Vida Saudável, que consiste em trazer médicos e educadores físicos para as praças de Cuiabá, com a grande quantidade que temos hoje, mas precisamos trazer eles para que possam orientar a população e incentivar a população a fazer atividade física de forma correta.

Notícia Max – O senhor aceitaria, futuramente, um convite do prefeito Emanuel Pinheiro para chefiar a Secretaria de Saúde?
Dr. Luis Fernando – Realmente eu fui cogitado no segundo semestre, vejo que é um grande desafio dentro de Cuiabá. Analisamos com muito carinho e me sinto orgulhoso de ser lembrado nesse sentido, porém, nesse momento é legislar em prol da vereança. Sou um vereador de base do prefeito Emanuel Pinheiro e estou sim ajudando ele a melhorar e curar o povo dos grandes males da saúde de Cuiabá.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here