24 C
Cuiabá
domingo, 20 abril 2025
HomeSem categoriaDr. Luiz Fernando: “Cuiabá precisa retomar as cirurgias eletivas”

Dr. Luiz Fernando: “Cuiabá precisa retomar as cirurgias eletivas”

Date:

Related stories

Argentina realiza terceira greve geral contra ajuste fiscal do governo Milei

Convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), principal central...

Conta de luz zerada: Governo vai propor energia gratuita para famílias de baixa renda

Projeto de lei será encaminhado ao Congresso, disse ministro O...

Glauber Braga entra em greve de fome e acampa na Câmara após conselho de ética pedir cassação

Acusado de agressão, ele diz sofrer perseguição política O deputado...

A pandemia do coronavírus chegou a Cuiabá a pouco mais de um ano e meio e, desde então, toda a atenção por parte do Poder Público foi direcionada ao combate

O vereador por Cuiabá e médico ortopedista Dr. Luiz Fernando Amorim (Republicanos) afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa retomar a realização das cirurgias eletivas no município urgentemente.

A pandemia do coronavírus chegou a Cuiabá a pouco mais de um ano e meio e, desde então, toda a atenção por parte do Poder Público foi direcionada ao combate. Em contrapartida, o parlamentar destaca que as demais patologias continuam circulando entre a população e precisam também ser combatidas.

“Quero dizer que estamos batalhando, Cuiabá precisa retornar as cirurgias eletivas. Vejo que o Hospital São Benedito, hoje referência para Covid-19, precisa urgentemente abrir suas portas, cirurgias ortopédicas retomadas, cardiológicos, todas as especialidades nos hospitais”, disse ao Notícia Max.

Notícia Max – Muito se cobra a Prefeitura para agilizar a imunização das pessoas. O senhor vê isso possível? Como poderia ser feito esse processo?
Dr. Luiz Fernando – Com certeza. Eu como presidente que fiscaliza a vacinação dentro de Cuiabá, tenho me preocupado referente ao avanço da nossa vacinação. Cuiabá é uma das capitais que tem avançado, porém, deixado muito a desejar no sentido que necessitamos de mais doses. Em relação à idade, em minha opinião o cadastro deveria ser decrescente em relação a idade. Outra coisa que temos cobrado, inclusive do prefeito, mas, claro, sei que não depende dele, porém conversamos com a Secretaria de Saúde sobre a necessidade mais doses.

Recentemente recebemos o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedimos a ele para que tenha um olhar diferenciado por Cuiabá, já que foi uma das subsedes da Copa América, porém, repito, precisamos de mais doses. Cuiabá é uma das 27 Capitais que tem avançado de forma lenta e a população precisa ser atendida. O mais importante é que com a chegada de mais doses é preciso abrir mais polos. Eu vejo que hoje temos apenas seis, o necessário seria pelo menos mais cinco, para que os moradores de bairros tenham um local não tão distante de sua residência.

Notícia Max – O senhor tem cumprido um papel importantíssimo na busca por SUS melhor. Quais os planos do senhor para o setor?
Dr. Luiz Fernando – Nesses seis meses me sinto honrado de estar cumprindo um papel muito importante. Recebo várias chamadas diariamente de amigos que precisam de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), e assim é a nossa vida e sempre foi. Quero dizer que estamos batalhando, Cuiabá precisa retornar as cirurgias eletivas. Vejo que o Hospital São Benedito, hoje referência para Covid-19, precisa urgentemente abrir suas portas, cirurgias ortopédicas retomadas, cardiológicos, todas as especialidades nos hospitais.

Notícia Max – Com relação à telemedicina, qual a fase do projeto de lei? Acredita em uma boa adesão por parte dos profissionais?
Dr. Luiz Fernando – Esse foi um projeto que infelizmente não passou pela Câmara, vamos reapresentar ele em 2022, porém, já estou muito feliz, pois vamos conseguir implantar traumatologia e a descentralização da ortopedia dentro de Cuiabá. Teremos a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do bairro Jardim Leblon, com ortopedista 24h, a criação de um ambulatório pós-covid.

Notícia Max – Além da saúde, quais os projetos e leis de grande relevância serão apresentados pelo senhor?
Dr. Luiz Fernando – Um dos nossos grandes projetos que pretendo apresentar nos próximos meses é um de campanha que se chama Reverdejar. Vivemos em uma das capitais mais quentes do Brasil, com calor escaldante. Meu compromisso é plantar 2.500 árvores por ano, durante os quatros anos, chegando a 10 mil árvores.
Temos também o projeto Vida Saudável, que consiste em trazer médicos e educadores físicos para as praças de Cuiabá, com a grande quantidade que temos hoje, mas precisamos trazer eles para que possam orientar a população e incentivar a população a fazer atividade física de forma correta.

Notícia Max – O senhor aceitaria, futuramente, um convite do prefeito Emanuel Pinheiro para chefiar a Secretaria de Saúde?
Dr. Luis Fernando – Realmente eu fui cogitado no segundo semestre, vejo que é um grande desafio dentro de Cuiabá. Analisamos com muito carinho e me sinto orgulhoso de ser lembrado nesse sentido, porém, nesse momento é legislar em prol da vereança. Sou um vereador de base do prefeito Emanuel Pinheiro e estou sim ajudando ele a melhorar e curar o povo dos grandes males da saúde de Cuiabá.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here