Ciosp registra mais de 100 ocorrências durante fortes chuvas em Cuiabá e Várzea Grande

0
42

Chamadas são repassadas à instituição responsável, que realiza o atendimento e acompanha a ocorrência

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), registrou 114 chamados em decorrência das chuvas intensas que atingiram Cuiabá e Várzea Grande entre a tarde de terça-feira (8) e a manhã de quarta-feira (9).

Entre as ocorrências, 51 foram relacionadas à queda de árvores, 45 a alagamentos, sete a desabamentos, cinco a acidentes de trânsito com vítimas, três a risco de queda de árvore e duas a queda de fios energizados. Todas as chamadas foram direcionadas às instituições responsáveis para atendimento imediato.

Na região central de Cuiabá, as câmeras do programa Vigia Mais MT foram fundamentais para o monitoramento de áreas críticas. Segundo o tenente-coronel Wangles dos Santos Lino, superintendente do Ciosp, os operadores conseguiram acompanhar em tempo real pontos afetados pelos alagamentos, orientando com mais precisão o deslocamento das equipes de emergência.

Durante as ocorrências, diversas ações de resgate foram realizadas. No bairro Renascer, policiais militares salvaram uma idosa presa dentro de casa coberta pela água, após a neta ter sido retirada com ajuda de vizinhos. No bairro Pedregal, outra idosa foi resgatada pela PM após ficar isolada dentro de casa em meio a uma forte correnteza.

Na avenida Tenente Coronel Duarte, no bairro Porto, três pessoas da mesma família ficaram presas dentro de um veículo alagado e foram resgatadas com o uso de um barco pelo Corpo de Bombeiros. Em outra situação, moradores de uma kitnet no bairro Dom Aquino precisaram ser retirados após a água atingir mais de um metro de altura no interior do imóvel.

Apesar da gravidade dos incidentes, não houve registro de feridos.

O Corpo de Bombeiros reforça os cuidados durante o período chuvoso: evitar áreas alagadas, não tentar atravessar enxurradas e manter distância de árvores e estruturas metálicas durante tempestades. Em caso de emergência, a orientação é acionar o número 193 imediatamente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here