Vozão se isola como maior vencedor da história do campeonato estadual
Em uma final eletrizante o Ceará conquistou o título do Campeonato Cearense neste sábado (22) após empatar com o rival Fortaleza por 1 a 1, no Estádio Castelão. Com a vitória no primeiro jogo da decisão por 1 a 0, o Vozão garantiu o 47º troféu estadual, superando o Tricolor como o maior campeão da história do futebol cearense. A equipe alvinegra, assim como em 2024, conquistou o título de forma invicta, com oito vitórias e um empate.
O primeiro tempo foi marcado por um momento polêmico envolvendo a arbitragem. Inicialmente, o árbitro expulsou o lateral-esquerdo Matheus Bahia, do Ceará, após uma disputa com Yago Pikachu. No entanto, após revisão no VAR, o cartão vermelho foi substituído por um cartão amarelo, já que foi constatado que Matheus Bahia não havia atingido o rosto do adversário.
Na segunda etapa, o jogo se intensificou, e logo no começo, Gastón Ávila, do Fortaleza, foi expulso diretamente por uma entrada dura em Fernando Sobral. Mesmo com um jogador a mais, o Fortaleza conseguiu abrir o placar. Após um escanteio da direita e desvio na segunda trave, Lucas Sasha apareceu na pequena área para completar e marcar para o Tricolor. No entanto, o gol foi anulado após consulta ao VAR, que assinalou impedimento.
O empate levava a decisão para os pênaltis, mas aos 26 minutos, o Ceará selou o título. Em um cruzamento da direita, Pedro Raul subiu para desviar de cabeça no canto direito do goleiro João Ricardo. A bola ainda tocou a trave antes de balançar as redes, garantindo o 47º título estadual do Ceará.
Com um jogador a mais, o Ceará esteve mais perto de marcar outro gol do que de sofrer, assegurando a conquista que o coloca com um troféu a mais do que o rival Fortaleza na história do Campeonato Cearense.
Agora, as duas equipes, além da continuidade da Copa do Nordeste, voltarão a se enfrentar na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, que começa no próximo fim de semana.
Avaí Conquista o Campeonato Catarinense
Em Santa Catarina, o Avaí se sagrou campeão estadual ao empatar em 1 a 1 com a Chapecoense na decisão, realizada na Ressacada. Com o empate, o Leão da Ressacada garantiu seu 19º título catarinense, isolando-se como o maior vencedor do estado, com um título a mais do que o rival Figueirense.
O gol do título foi marcado por Eduardo Brock, de pênalti, após Bruno Matias abrir o placar para a Chape no início da segunda etapa. Como a primeira partida da final havia terminado em 2 a 2, o Avaí teve a vantagem do regulamento e levou a taça para casa.
Vitória do Sport e Empates em Pernambuco, Potiguar e Paranaense
Em Pernambuco, o Sport venceu o Retrô por 3 a 2 na primeira partida da final do Campeonato Pernambucano, disputada na Arena Pernambuco. O Rubro-Negro abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Richard Franco (contra) e Lucas Lima. O Retrô reagiu no segundo tempo com dois gols de Fernandinho, mas Pablo garantiu a vitória do Sport, deixando a decisão em aberto para o segundo confronto.
No Campeonato Potiguar, América e ABC empataram por 1 a 1 no primeiro jogo da final, em Natal. A decisão segue em aberto para o segundo duelo.
No Campeonato Paranaense, Maringá e Operário também empataram em 2 a 2 na primeira partida da decisão, em um confronto equilibrado que promete fortes emoções no segundo jogo.