Brasil conhece adversários na AmeriCup de basquete feminino e masculino

0
154

Elas buscarão o bicampeonato no Chile e eles o penta na NIcarágua

As seleções brasileiras de basquete já sabem quais serão seus adversários na AmeriCup, a Copa América da modalidade, após o sorteio realizado pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) na última quarta-feira (26). Atual campeã, a equipe feminina caiu no Grupo A, ao lado de Canadá, Argentina, República Dominicana e El Salvador. No torneio masculino, o Brasil também ficou na Chave A, enfrentando Estados Unidos, Uruguai e Bahamas.

A AmeriCup Feminina reunirá as 10 melhores seleções das Américas, divididas em dois grupos de cinco equipes, entre 28 de junho e 2 de julho, em Santiago, no Chile. O torneio marcará a estreia oficial da técnica norte-americana Dana Pokey Chatman no comando da equipe brasileira.

“O Canadá é sempre um dos favoritos ao título. A Argentina, nossa rival continental, cresce a cada ano, e a República Dominicana tem muita força física. Além disso, é preciso respeitar El Salvador. Vamos trabalhar muito para alcançar nossos objetivos, um passo de cada vez”, avaliou Pokey Chatman.

Na fase de grupos, as cinco seleções se enfrentarão entre si, com as quatro melhores avançando para as quartas de final. As vencedoras seguem para as semifinais e depois disputam a grande decisão. Como parte da preparação, a seleção feminina fará dois amistosos nos Estados Unidos, contra o Indiana Fever e o Chicago Sky, equipes da WNBA, nos dias 2 e 4 de maio.

Já a seleção masculina buscará seu quinto título da AmeriCup entre 22 e 31 de agosto, em Manágua, na Nicarágua. Na última edição, em 2022, o Brasil ficou com o vice-campeonato após perder a final para a Argentina por 75 a 73.

A chave brasileira é considerada uma das mais difíceis do torneio, que contará com 12 equipes divididas em três grupos. Para o técnico Aleksandar Petrovic, o nível de competição será alto.

“Os Estados Unidos são sempre fortes, mas ainda não sabemos qual equipe levarão. O Uruguai tem um bom elenco, e Bahamas dependerá da presença de jogadores da NBA. Será um grupo muito competitivo, o que pode nos favorecer nas quartas de final. Precisamos estar bem preparados”, analisou Petrovic.

No torneio masculino, as seleções de cada grupo se enfrentam, e as duas melhores de cada chave, além das duas melhores terceiras colocadas, avançam às quartas de final. Os vencedores seguem para as semifinais e, posteriormente, para a final em busca do título.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here