Nesta sexta-feira (18), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou, em uma audiência pública realizada em Brasília, as novas imagens que serão inseridas nas embalagens de produtos derivados do tabaco e nos expositores desses produtos em estabelecimentos comerciais. O objetivo é utilizar representações mais impactantes e diretas para alertar o público de forma eficaz.
De acordo com a Anvisa, as advertências sanitárias precisam ser atualizadas regularmente para continuar sendo eficientes na comunicação dos principais riscos à saúde causados pelo consumo de derivados do tabaco, além de destacar as substâncias nocivas envolvidas.
“A campanha das advertências sanitárias é uma das ações de comunicação em saúde mais eficazes do Brasil, desempenhando um papel crucial na política de combate ao tabagismo,” afirmou a Anvisa em nota.
Novos Alertas
O novo conjunto de imagens inclui sete gráficos que ilustram os danos à saúde provocados pelo tabagismo, como aborto, cegueira, câncer e morte. Cada imagem é acompanhada de mensagens impactantes, abordando temas como dor, desespero, angústia e morte.
As advertências vêm em tons de amarelo chamativos para captar a atenção do público. As imagens que serão usadas nas embalagens de cigarros, charutos, cigarrilhas, fumo para cachimbo e tabaco mastigável estão disponíveis para visualização no site da Anvisa.
Nos expositores e mostruários de estabelecimentos que vendem produtos de tabaco, as mensagens focam nos danos coletivos, especialmente os relacionados ao fumo passivo e os impactos do tabagismo na saúde pública. Além disso, os materiais publicitários incluirão QR Codes que direcionam o público a conteúdos em áudio, facilitando o acesso de pessoas com deficiência (PCD) às informações sobre os riscos do tabagismo.
Próximos Passos
As sugestões coletadas durante a audiência pública serão analisadas pela equipe técnica da Anvisa, que irá elaborar uma nova regulamentação. A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa será responsável por aprovar a norma e definir a frequência de atualização das imagens, que devem ser revisadas a cada dois anos, até 2027.
Histórico
Desde 2001, o Brasil utiliza avisos de advertência em produtos derivados do tabaco, passando por atualizações em 2001, 2003, 2008 e 2017. O Brasil foi o segundo país a adotar imagens em suas advertências sanitárias, conforme recomendação da Assembleia Mundial da Saúde em 2000.