19 C
Cuiabá
sábado, 12 julho 2025
HomeCidades50 % de agendados em Cuiabá para primeira dose da vacina faltam...

50 % de agendados em Cuiabá para primeira dose da vacina faltam e amplia grupos não prioritários

Date:

Related stories

Indea envia 24 toneladas de agrotóxicos falsificados para destruição

Processo de envio dos agrotóxicos irregulares obedeceu às rígidas...

MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue em julho e abre neste sábado para doações

Estão sendo realizadas diversas coletas internas e externas para...

Prefeito Abilio discute alternativas para evitar fechamento da Santa Casa de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reuniu-se na tarde...

Lula defende autonomia do Brics e critica tarifa de Trump sobre produtos brasileiros

Presidente repudiou interferência de Trump em soberania brasileira O presidente...

Redação SNMT

A coordenadora de campanha da imunização contra Covid-19, Valéria de Oliveira, afirmou nesta terça-feira (6) que a taxa de abstenção chegou a 50% do público que estava agendado para tomar o imunizante. A fala aconteceu durante um encontro entre a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) e membros da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Com o novo sistema de redistribuição de doses dos ausentes, a prefeitura consegue manter o ritmo de vacinação e os faltosos têm acelerado o começo da imunização de grupos que ainda não seriam contemplados nessa etapa.

Dentre os argumentos citados pela coordenadora para justificar o número alto de faltosos, está a preferência a uma determinada “marca” de vacina em detrimento da que está disponível. Ainda segundo Valéria, desde que a Prefeitura anunciou o pré-cadastro para o público de 18 a 49 anos, houve uma redução das faltas durante a semana. Os profissionais presentes reforçaram a importância de a população atender ao chamamento para a imunização.

“Já registramos falta da metade do grupo que estava agendado. Tem acontecido casos da pessoa se recusar a tomar a vacina que estava disponível. Isso é muito prejudicial a todo o sistema de saúde, pois sabemos que o caminho para vencer a doença é somente com a imunização”, contou a coordenadora.

Apesar do número mais baixo de faltas durante a semana, os agendamentos dos finais desemana e feriados continuam sendo afetados pelo não comparecimento da população. “Atualmente as abstenções têm sido mais frequentes nos finais de semana e nos feriados, com aproximadamente 20% de faltas do total de pessoas agendas“, afirmou.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here