A partir de 1º de abril, o Município inicia a imunização em todos os postos de atendimento. Público-alvo deste primeiro momento: gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade
Várzea Grande receberá nesta sexta-feira (28) da Secretaria de Estado de Saúde (SES MT) 6.200 doses da vacina contra a influenza. As primeiras doses serão direcionadas aos grupos prioritários: gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira, informou que a contagem das doses ocorrerá na segunda-feira (31), e a vacinação será iniciada no dia 1º de abril, em todos os postos de saúde da cidade.
A influenza, provocada pelos vírus A, B, C e D, é responsável por epidemias sazonais e, no caso do vírus A, também por pandemias, como a ocorrida em 2009 com a influenza A (H1N1).
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, enfatizou a importância da imunização, alertando que os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e até fatais. “A vacinação é a principal estratégia para prevenir a doença, oferecendo imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, e ajudando a reduzir internações e óbitos”, afirmou.
Deisi também destacou que, para alcançar a meta de cobertura vacinal de 90% nos grupos de risco, gestantes, idosos e pais de crianças menores de 5 anos devem procurar os postos de saúde para garantir a imunização. “Precisamos nos preparar para o período de maior circulação dos vírus respiratórios e evitar complicações graves. A prevenção é sempre o melhor remédio, principalmente diante da limitação de leitos hospitalares”, alertou.
A campanha de vacinação contra a influenza conta com o apoio das três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), com recursos da União, estados e municípios, e exige a colaboração entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde.