Durante as abordagens, um motorista com mandado de prisão em aberto também acabou preso
Durante a madrugada desta terça-feira (8), feriado de aniversário de Cuiabá, duas edições simultâneas da Operação Lei Seca resultaram na autuação de 14 motoristas por embriaguez ao volante na Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima, conhecida como Estrada do Moinho.
Um dos condutores autuados por dirigir sob efeito de álcool teve sua situação agravada após a identificação de adulteração no veículo, com o número do chassi remarcado, o que configura crime adicional. Outro motorista foi detido após constatação de um mandado de prisão em aberto durante verificação nos sistemas de segurança.
De acordo com o relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), responsável pela coordenação da operação, foram fiscalizados 107 veículos e realizados 107 testes de alcoolemia. Como resultado, 49 veículos — entre eles 37 carros e 12 motocicletas — foram removidos por irregularidades.
No total, 79 infrações criminais foram registradas, a maioria relacionada à embriaguez ao volante e problemas na documentação dos veículos e motoristas. A Operação Lei Seca é promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com apoio de diversas instituições, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Guarda Municipal de Várzea Grande e a Semob de Cuiabá.
Além da detenção e necessidade de pagamento de fiança para responder em liberdade, motoristas flagrados por embriaguez estão sujeitos a multa inicial de R$ 2,9 mil, valor que pode dobrar em caso de reincidência.