Ação contou com mais de 2 mil voluntários
Mais de 1.200 toneladas de lixo foram retiradas durante o grande mutirão de limpeza realizado no dia 8 de abril em comemoração ao aniversário de Cuiabá. A mobilização, que envolveu mais de 2 mil voluntários, revitalizou áreas públicas de mais de 50 bairros da capital ao longo de um dia de trabalho intenso.
Praças, canteiros, áreas de caminhada, córregos e bolsões de lixo passaram por limpeza em bairros como Alvorada, Jardim Araçá, Aráes, Pedra 90, Morada do Ouro, Pedregal, Ribeirão da Ponte, Santa Rosa, Quilombo, São João Del Rey, entre outros. A ação atendeu à determinação do prefeito Abilio Brunini, que optou por priorizar a limpeza urbana em vez de shows comemorativos, alinhando a iniciativa aos decretos de Calamidade Financeira e de Emergência em Saúde Pública, motivados pelo aumento dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Durante o evento, o prefeito destacou a intenção de transformar a data em um “Dia do Voluntário”, incentivando a população a participar ativamente do cuidado com a cidade. Ele afirmou que “cidade limpa é o melhor presente” e agradeceu a mobilização popular em favor do bem-estar coletivo.
As atividades ocorreram das 7h às 16h com apoio de uma grande estrutura operacional, composta por pás-carregadeiras, retroescavadeiras, caminhões-caçamba, tratores e escavadeira hidráulica. Ao todo, 16 bolsões de descarte irregular concentraram cerca de 700 toneladas do total recolhido.
Durante o mutirão, o prefeito apresentou duas novas tecnologias voltadas à desobstrução de bocas de lobo: um robô de inspeção de redes pluviais, equipado com câmeras, drones e caminhões de alta pressão, e o caminhão hidrojato, que realiza desentupimento com jatos d’água de forma sustentável e não invasiva. Segundo o secretário de Assuntos Estratégicos, Murilo Bianchini, as soluções são parte do esforço para transformar Cuiabá em uma cidade mais inteligente e resiliente.
A ação contou com a participação de todas as secretarias municipais e apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de 28 entidades civis e religiosas, incluindo grupos como Homens de Honra, Renovação Carismática Católica, Campistas, AD Madureira, Maçonaria, Sorveteria Moreninha do CPA, Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), entre outros. Para o secretário de Cultura, Johnny Everson, o envolvimento da população demonstra que cuidar da cidade também é um ato cultural e um gesto de amor por Cuiabá.