21 C
Cuiabá
sexta-feira, 11 julho 2025
HomeCulturaEstela Ceregatti prepara CD autoral 'Terra Força Mulher', com convidados especiais

Estela Ceregatti prepara CD autoral ‘Terra Força Mulher’, com convidados especiais

Date:

Related stories

Safra brasileira de grãos deve atingir novo recorde, aponta Conab

Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas,...

MT Hemocentro abre neste sábado para receber doações de sangue em Cuiabá

Unidade localizada na região central de Cuiabá vai funcionar...

Governador e prefeito alinham novas obras para Cuiabá em reunião no Palácio Paiaguás

Gestores discutiram parcerias para obras de infraestrutura e mobilidade O...

Multiartista venceu prêmio nacional e participará da coletânea musical ‘Brasil ao Natural – Cores, Vozes e Palavras da Esperança’

“Ficar sem ar te sufoca”. A frase da artista mineira Mariana Ruggiero – cujo significado vai bem além do óbvio, assumindo o sentido conquistado pela sonoridade – inspirou uma das composições de Estela Ceregatti, que compõem o novo álbum da cantora: “Terra Força Mulher”. O CD está “no forno” e completou, há uma semana, a etapa de gravações, dividida em estúdios de Cuiabá e de São Paulo.

A faixa contou com a participação do quinteto de clarinetes Viajando pelo Brasil e de Gabriel Levy, com Jhon Stuart no arranjo e com a produção musical de André Magalhães. O álbum está sendo viabilizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

“O Terra Força Mulher é um trabalho que foi se modificando, se transformando, é composto por algumas releituras e é genuinamente autoral. O álbum conta com parcerias e composições antigas e outras mais atuais, sobre esse momento que reflete o que a gente está vivendo com a pandemia”, conta Estela Ceregatti ao Entretê, sobre a produção.

Além dos artistas citados, o CD tem participações de nomes como Socorro Lira, a idealizadora do Prêmio Grão de Música, Déa Trancoso, reconhecida cantora e compositora mineira, e renomados artistas destas terras, como Fernanda Pavan, Oliver Yatsugafu, Thieres e Marcus Simon, e, claro, o “núcleo duro”, formado pela própria Estela, na voz e em alguns instrumentos, Jhon Stuart e Yndira Villarroel.

O CD é fruto de um show consolidado de Estela: o ‘Força, Mulher’, do qual algumas músicas vão para o álbum, além de inéditas. Nas misturas sonoras, há violinos, handpan (instrumento de percussão), viola de cocho, piano, acordeon e tantos outras sonoridades. A data de lançamento do álbum ainda não foi divulgada.

Prêmio

Estela Ceregatti representou recentemente Mato Grosso em um prêmio nacional com duas canções, dentre as três que inscreveu. Trata-se do “Brasil ao Natural – Cores, Vozes e Palavras da Esperança”, uma produção do Prêmio Grão de Música.

O projeto do “Instituto Economia ao Natural” propôs 15 desideratos (princípios) para que cada qual inspirasse uma música da coletânea de música a ser gravada. Assim, artistas do Brasil inteiro, premiados no Grão de Música, propuseram composições inéditas, no limite de até três, sendo uma de cada princípio. Estela recebeu o Grão de Música em 2017.

Para inspirar, os músicos tiveram 15 obras do artista visual Elifas Andreato e textos de Roberto Tranjan.

“E eu fui premiada com duas das três composições que eu enviei. Fiquei muito feliz. Uma composição chamada ‘Flor da Idade’, inspirada no desiderato 5, e ‘Ser em Devir’, a partir do desiderato 8”, contou Estela.

A compositora, cantora e instrumentista não pode esconder a alegria pelo reconhecimento. “Eu vou poder integrar essa coletânea de grandes compositores, tem vários ali que eu admiro muito, que provocam bastante ressonância em mim e no caminho que eu tenho buscado”, narra.

Participar da coletânea rendeu a ela, aos músicos parceiros e a todos os selecionados prêmios em dinheiro. “Esse foi mais um passo rumo ao reconhecimento de um trabalho realizado com amor e com afinco”, finaliza emocionada.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here