O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Maluf, não vai concorrer à reeleição à frente do órgão. Ele recuou da possibilidade, garantida por uma mudança recente na Constituição do Estado, e anunciou que o José Carlos Novelli será o nome a ser apreciado pelos pares na eleição para o biênio 2022-2023. O anuncio ocorreu após a sessão ordinária desta terça (21), quando o Colegiado se reuniu e decidiu pela candidatura única de Novelli à Presidência, por unanimidade.
Maluf destacou que a escolha foi “de forma harmônica” e elogiou o colega. “Tenho certeza que, com toda sua experiência e sensibilidade conduzirá de forma brilhante este Tribunal, fortalecendo esta instituição que a sociedade tanto precisa”, disse.
De acordo com o Regimento Interno do órgão, há um rodízio entre os membros para ocupar a presidência o ocorre por critério como antiguidade no cago. É comum que não tenha concorrência entre os conselheiros e que apenas um nome se apresente e é referendado pelos pares, o que deve ocorrer na eleição em novembro.
Novelli reforçou o compromisso de trabalhar pelo aprimoramento do controle externo. “Estou disposto a prestar mais uma vez este serviço ao Tribunal. Agradeço a todos os meus colegas conselheiros que confiaram em mim. Que Deus me abençoe abundantemente e me dê sabedoria para que eu possa fazer o trabalho que o Tribunal merece e que a sociedade espera de todos nós”, afirmou.