Após primeira derrota no torneio, seleção comandada por Bernardinho tenta voltar a vencer para seguir entre os primeiros colocados
A seleção brasileira masculina de vôlei volta à quadra nesta sexta-feira (26), às 15h (horário de Brasília), para enfrentar a Itália, em Liubliana, na Eslovênia, pela segunda partida da segunda semana da Liga das Nações (VNL). O duelo é decisivo para a equipe de Bernardinho, que busca se recuperar após sofrer a primeira derrota na competição.
Na última quarta-feira (24), o Brasil foi superado pela Ucrânia por 3 sets a 1, com parciais de 27/29, 22/25, 25/22 e 21/25. O destaque brasileiro foi o oposto Darlan, maior pontuador da partida com 26 pontos. Adriano e Flávio também tiveram boa atuação, ultrapassando a marca de dez pontos, mas a equipe sofreu com a maior regularidade ofensiva dos ucranianos.
A Itália também chega pressionada para o confronto. A seleção europeia perdeu para a própria Ucrânia por 3 sets a 0 na rodada anterior e ocupa a sétima colocação na classificação, com 10 pontos. O Brasil aparece em quinto lugar, com 11 pontos, resultado de quatro vitórias e uma derrota.
Na primeira fase da Liga das Nações, cada uma das 18 seleções disputa 12 partidas ao longo de três semanas. Após sediar os quatro primeiros jogos em Brasília, a equipe brasileira cumpre a segunda etapa em Liubliana. A terceira e última semana será disputada em Chicago, nos Estados Unidos, entre os dias 15 e 19 de julho.
Os oito melhores colocados avançam à fase final, que ocorrerá em Ningbo, na China, entre 29 de julho e 2 de agosto. Vitórias por 3 sets a 0 ou 3 a 1 rendem três pontos, enquanto triunfos por 3 a 2 garantem dois pontos ao vencedor e um ao derrotado.
Atual quinto colocado, o Brasil busca conquistar seu segundo título da Liga das Nações. Campeã em 2021 e medalhista de bronze em 2025, a seleção tenta igualar França, Rússia e Polônia entre os maiores vencedores da competição.