A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande anunciou a reabertura do sistema de solicitação de matrículas na rede municipal de ensino para pais e responsáveis que perderam o prazo inicial em dezembro do ano passado. O sistema estará disponível a partir das 8h desta quinta-feira (8), por meio do ícone “Matrícula Web” no Portal da Prefeitura.
Segundo o secretário Pe. Edson Sestari, o acesso ao sistema pode ser feito no site oficial da prefeitura (www.varzeagrande.mt.gov.br), onde também estão disponíveis o manual de cadastro, as instruções para solicitação de vagas e o endereço atualizado das unidades escolares.
Procedimentos e Documentação
Após o preenchimento da solicitação online, a equipe da secretaria irá validar os pedidos conforme a disponibilidade de vagas. Uma vez confirmada a validação, os pais ou responsáveis terão um prazo de cinco dias úteis para efetivar a matrícula presencialmente na unidade escolar correspondente.
Os documentos exigidos para a matrícula são:
- Certidão de nascimento ou RG da criança;
- Foto 3×4;
- Cópia do cartão de vacinação atualizado;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Cópia do RG e CPF dos pais ou responsáveis.
Informações para quem já se inscreveu
O secretário reforçou que pais ou responsáveis que já realizaram a inscrição no sistema em dezembro não precisam repetir o processo. “Aqueles que fizeram a solicitação de matrícula no prazo anterior, mas ainda não receberam a confirmação por e-mail, já estão no sistema e aguardam na fila de espera”, explicou Pe. Edson Sestari.
Rede Municipal de Educação
Atualmente, a rede municipal de Várzea Grande conta com 96 unidades escolares, sendo 29 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 67 Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs), atendendo cerca de 32 mil alunos.
A reabertura do sistema de matrículas busca atender as famílias que perderam o prazo inicial, garantindo o acesso à educação para todas as crianças do município.
