400 mil brasileiros morrem por ano de doenças cardiovasculares

0
126

Exames preventivos evitariam 80% dos casos

Neste domingo (29), celebra-se o Dia Mundial do Coração, um órgão vital responsável por garantir a circulação do sangue por todo o corpo. Quando o coração não funciona corretamente, as consequências para a saúde podem ser graves. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são responsáveis ​​por 400 mil mortes no Brasil a cada ano.

A cada 90 segundos, uma pessoa no país morre de problemas cardiovasculares, o que equivale a 46 mortes por hora. Entretanto, 80% dessas fatalidades poderiam ser evitadas. O cardiologista Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), destaca a importância de avaliações regulares em pessoas assintomáticas. Esses exames, que incluem análises clínicas e laboratoriais, são essenciais para detectar fatores de risco.

Outro especialista, o cardiologista Fernando de Martino, também do HC-UFTM, alerta para o aumento do número de pacientes jovens com doenças cardíacas, fato que ele associa ao estilo de vida acelerado e ao estresse diário. Ele recomenda que todos façam check-ups anuais ou procurem um médico ao notar sintomas como falta de ar, dores no peito, inchaço, tontura, palpitações ou desmaios. As orientações são da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação.

A prevenção é uma ferramenta poderosa, e cuidar do coração deve ser uma prioridade para todos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here