61,6 mil famílias do RS começam a receber hoje o Auxílio Reconstrução

0
159

Já foram pagos R$ 510 milhões a 99,8 mil famílias

Mais 61,6 mil famílias gaúchas afetadas pelas chuvas recebem nesta quinta-feira (6) o Auxílio Reconstrução. De acordo com a Caixa, desde o lançamento do benefício, cerca de R$ 510 milhões já foram pagos a 99,8 mil famílias.

Os beneficiários não precisam abrir contas para receber o valor. A Caixa verifica se o responsável familiar já possui conta corrente ou poupança no banco e realiza o crédito automaticamente, sem necessidade de comparecimento a uma agência, informou o banco.

Caso o beneficiário não tenha conta, a Caixa abrirá automaticamente uma Poupança CAIXA Tem, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Para a liberação do Auxílio Reconstrução, é necessário cumprir as seguintes etapas:

  • As prefeituras cadastram as famílias desabrigadas ou desalojadas e enviam os cadastros para o sistema do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR);
  • O responsável familiar acessa o site do Auxílio Reconstrução, faz login com a senha do portal Gov.Br e confirma o cadastro;
  • Os dados são cruzados pela Dataprev, que encaminha à Caixa a folha de pagamentos de forma escalonada, à medida que as famílias são cadastradas e confirmadas;
  • A Caixa efetua o crédito em conta para o beneficiário em até dois dias úteis após o recebimento da folha.

Se o beneficiário já possui conta corrente ou poupança na Caixa, essa será utilizada para o crédito do benefício, permitindo movimentação com o cartão da conta ou de forma digital pelo Internet Banking da Caixa.

Caso o beneficiário não tenha conta no banco, será aberta uma conta no aplicativo Caixa Tem. Pelo app, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR code.

Além disso, o beneficiário pode fazer transferências via Pix e pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo aplicativo ou em casas lotéricas.

O banco recomenda que o beneficiário só se dirija a uma agência se não tiver acesso ao aplicativo Caixa Tem e não possuir cartão para movimentação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here