Queda brusca de temperatura atinge o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira

0
148

Previsão traz alerta sobre possível formação de ciclone extratropical

A previsão meteorológica para esta segunda-feira (13) indica a aproximação de uma nova frente fria de maior intensidade sobre a região Sul do Brasil, potencialmente gerando a formação de um ciclone extratropical próximo à costa. Isso pode resultar em um aumento na velocidade dos ventos.

Essa informação sobre o evento climático extremo no Rio Grande do Sul foi divulgada em uma nota técnica conjunta pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no sábado (11).

Nos próximos dias, combinada com a frente fria, uma massa de ar frio e seco causará queda nas temperaturas e pode trazer chuvas durante a semana seguinte. O alerta laranja do Inmet sobre a queda de temperatura abrange 100% do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, bem como grande parte do Paraná (noroeste, sudoeste, sudeste, nordeste e centro-sul do estado), além do centro-sul do Mato Grosso.

As temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul devem oscilar entre 0°C e 5°C no centro-sul e na Serra Gaúcha. Em Porto Alegre, nesta terça-feira (14), as temperaturas variarão de 10°C a 16°C, com poucas nuvens.

A nova massa de ar frio tornará a quarta-feira (15) o dia mais frio deste ano no Rio Grande do Sul, com previsão de geada ao amanhecer na região da Campanha, Planalto e Serra, conforme o site de meteorologia Climatempo.

Chuvas

Apesar do frio, as chuvas e a nebulosidade devem diminuir no Rio Grande do Sul no início desta semana. O estado tem enfrentado consequências de tempestades nas últimas duas semanas. No entanto, as autoridades alertam para o risco de novas inundações, especialmente na região metropolitana de Porto Alegre, devido à iminente queda de temperatura.

Segundo o Climatempo, as chuvas serão menos intensas nesta segunda-feira em parte do Rio Grande do Sul, Missões e noroeste do estado. Na Grande Porto Alegre, é esperada chuva fraca durante a tarde, com o tempo melhorando à noite. Situação semelhante é prevista para as regiões de Santa Maria, Bagé e Campanha Gaúcha, onde haverá chuviscos, mas com nuvens durante o dia.

No entanto, ainda há previsão de chuvas fortes nas regiões de planalto gaúcho (Passo Fundo, Cruz Alta), noroeste e litoral norte gaúcho. Na serra gaúcha, é esperado ainda chuva forte e volumosa, de acordo com o Climatempo.

A chuva deve retornar na quinta-feira (16).

Ventos

Nesta segunda-feira, o Inmet emitiu um aviso amarelo, indicando perigo potencial devido aos ventos costeiros, que podem até mover dunas sobre construções na orla. As áreas afetadas pela intensificação dos ventos incluem a região metropolitana de Porto Alegre e o sudeste do Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina e grande Florianópolis. O alerta é válido até as 10h de terça-feira (14).

As rajadas de vento, provenientes do setor sul, continuarão dificultando o escoamento das águas da Lagoa dos Patos para o Oceano Atlântico, com possível ocorrência de alagamentos nos municípios mais ao sul do estado.

Os ventos sudoeste/sul, constantes na costa do Rio Grande do Sul, podem atingir até 90 quilômetros por hora. Com o mar agitado, a Marinha do Brasil alerta para ressacas no litoral gaúcho, com ondas de 2,5m a 3,0m de altura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here