34 C
Cuiabá
segunda-feira, 17 novembro 2025
HomeEducaçãoPolícia Militar realiza formatura de 519 alunos das Escolas Tiradentes de Cuiabá...

Polícia Militar realiza formatura de 519 alunos das Escolas Tiradentes de Cuiabá e Várzea Grande

Date:

Related stories

Festival de Robótica reúne estudantes da rede estadual e destaca projetos com inovação e impacto social

Mostra Científica apresenta 20 equipes com soluções tecnológicas, foco...

Ricardo Maurício elogia estrutura de Cuiabá após vencer primeira corrida noturna da Stock Car

Piloto destaca iluminação inédita do Autódromo Internacional de Mato...

Pix completa cinco anos como líder absoluto dos pagamentos no Brasil

Sistema criado pelo Banco Central movimentou R$ 28 trilhões...

Estudantes realizam plantio de 250 árvores e reforçam compromisso com a “Cuiabá Cidade Verde”

Projeto do vereador Mário Nadaf envolve escola, secretarias municipais...

Mato Grosso consolida protagonismo nacional com estreia de corrida noturna da Stock Car

Governador Mauro Mendes destaca potencial do Estado para sediar...

Cerimônia foi realizada em Cuiabá e contou com desfiles de tropas e entrega de homenagem

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta sexta-feira (15.12), a solenidade de formatura de 519 alunos das Escolas Estaduais Militares Tiradentes de Cuiabá e Várzea Grande.

A cerimônia, que ocorreu no pátio do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá, contou com a participação de pais, professores, coordenadores e diretores das unidades escolares da Polícia Militar.

Foram entregues os certificados de conclusão do Ensino Médio para 96 alunos de Várzea Grande e 173 de Cuiabá. Durante a solenidade, foram entregues, ainda, os certificados para 160 alunos do 9º Ano de Várzea Grande e de 90 estudantes da Capital.

Durante o evento, que marcou o encerramento do Ano Letivo de 2023, teve também a troca de fiel para os que encerraram a educação fundamental e estão ingressando no primeiro ano do Ensino Médio.

O fiel é o cordão distintivo fixado ao uniforme, sobre o ombro do aluno, diferenciando o ciclo em que está matriculado e representando a lealdade, compromisso e outros valores.

A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, que durante o seu discurso, também reforçou o empenho da instituição em valorizar o ensino, disciplina e hierarquia.

“Sejam agentes de transformação em suas áreas de atuação e contribuam para um mundo melhor e que este dia seja eternizado em cada coração. Lembrem-se sempre do poder do conhecimento e da importância de nunca parar de aprender. A educação transforma vidas e vocês saem daqui hoje melhores do que quando entraram nas Escolas Tiradentes”, frisou.

O diretor da Escola Estadual Tiradentes de Cuiabá, coronel da reserva remunerada Zacarias Conceição Vitalino, destacou a importância do ensino das Escolas Tiradentes para o futuro dos alunos, como mola propulsora da construção social dos jovens.

“Temos plena certeza de que os conhecimentos oferecidos pelas Escolas Tiradentes são suficientes para que façam a diferença onde quer que estejam. Hoje é um dia de celebração e conquista. Cada um de vocês percorreu jornada única, repleta de desafios e superações. Agora, chegou o momento de colher os frutos de todo o esforço e dedicação”, comentou em seu discurso.

A noite foi marcada por uma homenagem do coronel Mendes ao formando do terceiro ano de Cuiabá, André Marim, de 17 anos, que é paciente oncológico há três anos. O estudante, que ingressou no Escola Tiradentes desde o sétimo ano, recebeu uma moeda especial da Polícia Militar.

“Eu só tenho agradecer por tudo que a Escola Tiradentes me ensinou nesses últimos anos, a cada um dos meus amigos e professores que sempre me apoiaram. Esse é um momento muito aguardado por todos nós, pois significa uma etapa vencida e todos somos vitoriosos”, disse.

O formando da Escola Tiradentes de Várzea Grande, Gabriel Henrique, também comemorou o encerramento do Ano Letivo. “É muito gratificante participar de uma cerimônia como essa. Estou muito feliz e realizado. Aprendi muito sobre valores, princípios e respeito na Escola Tiradentes e vou levar esses ensinamentos para o resto da minha vida”.

Participaram da formatura o diretor da Escola Estadual Militar Tiradentes de Várzea Grande, coronel da reserva remunerada Edivaldo Souza de Oliveira; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da Polícia Militar, coronel PM Januário Antônio Edwiges Batista; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Alessandro Borges Ferreira; o deputado estadual Gilberto Catani e todo corpo docente das Escolas Tiradentes de Cuiabá e Várzea Grande.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here