Ziraldo, Criador do Menino Maluquinho, morre aos 91 anos

0
146

Escritor foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, contra a ditadura

O renomado escritor Ziraldo faleceu no sábado, dia 6, aos 91 anos. Sua morte foi confirmada pela família do ilustrador. Conforme comunicado oficial divulgado por seus familiares, ele veio a óbito por causas naturais em seu apartamento, localizado no bairro da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, por volta das 14h30. Deixa três filhos.

Reverenciado por seu trabalho literário infantil, Ziraldo foi laureado com diversos prêmios, incluindo o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e o prêmio Merghantealler da imprensa livre da América Latina, ambos em 1969. Também foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura em duas ocasiões: em 1980, com “O Menino Maluquinho”, e novamente em 2012, com “Os Meninos do Espaço”.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932. Aos 7 anos, em 1939, teve seu primeiro desenho publicado no jornal “Folha de Minas”. Em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde construiu sua carreira.

Apesar de ter se formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ziraldo destacou-se como desenhista, escritor, apresentador e jornalista. Na década de 1950, contribuiu com uma coluna de humor no jornal “Folha da Manhã” (hoje “Folha de São Paulo”), posteriormente colaborando com a revista “O Cruzeiro” e o “Jornal do Brasil”.

Nos anos 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos de sucesso, a “Turma do Pererê”, que foi suspensa logo após o golpe militar de 1964, mas voltaria em edições posteriores pela Abril e Editora Primor.

Ziraldo se destacou ao utilizar sua arte como forma de resistência à ditadura militar, fundando e dirigindo o famoso periódico “O Pasquim”, que se opunha ao regime. Seu trabalho contrariava os militares, levando-o a ser preso logo após a promulgação do AI-5, considerado um “elemento perigoso” pelo regime.

Ativo politicamente, Ziraldo foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, posteriormente, ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), além de apoiar candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) em eleições presidenciais.

Sua criação mais conhecida, “O Menino Maluquinho”, surgiu nos anos 1980, inspirada em seu próprio filho. O personagem deu origem a um livro infantil de grande sucesso, bem como a um filme de grande bilheteria. O livro foi traduzido para diversos idiomas e adaptado para cinema, teatro e televisão. Outras obras de destaque incluem “Flicts” (1969) e “O Bichinho da Maçã” (1982).

Após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em setembro de 2018, Ziraldo encerrou sua produção de textos e desenhos. Seu estúdio, onde trabalhou por 70 anos, está sendo transformado no Instituto Ziraldo, localizado no bairro da Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro.

Uma mostra interativa sobre os desenhos de Ziraldo está atualmente em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, intitulada “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, em homenagem à sua trajetória multifacetada. A exposição está prevista para encerrar em 13 de maio deste ano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here