24 C
Cuiabá
segunda-feira, 22 dezembro 2025
HomeSaúdeVítimas de violência sexual passam a ter prioridade para vacinação contra o...

Vítimas de violência sexual passam a ter prioridade para vacinação contra o HPV em MT

Date:

Related stories

Polícia apreende mais de 800 kg de drogas e prende homem por tráfico em Nova Mutum

Ação conjunta da Polícia Militar e PRF interceptou caminhão...

CAF decide que Copa das Nações Africanas será disputada a cada quatro anos

Entidade anuncia mudança histórica no calendário e criação da...

Mega da Virada acumula e prêmio chega a R$ 1 bilhão

Sorteio histórico da Mega-Sena será realizado no dia 31...

Novo público foi definido pelo Ministério da Saúde; faixa etária é de de 9 a 45 anos

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) incluiu as vítimas de violência sexual ainda não vacinadas contra o papilomavírus humano no grupo prioritário para vacinação contra HPV. A faixa etária contemplada é de 9 a 45 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, que ampliou o público-alvo do imunizante.

A superintende de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, explica que as vítimas que se enquadram nesses critérios devem ser encaminhadas para qualquer unidade básica de saúde mais próxima para orientação e vacinação.

“A SES iniciou nesta semana um diálogo com os municípios para desenhar um fluxo padrão de atendimento desse novo público. O objetivo é que todos estejam alinhados para um resultado de qualidade no quesito acolhimento e imunização das vítimas”, diz a gestora.

A inclusão do novo público está prevista na Nota Técnica Nº 63, do Ministério da Saúde. Antes a vacina era aplicada somente em meninas e meninos de 9 a 14 anos, homens e mulheres de 9 a 45 anos transplantados, pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV/Aids, imunossuprimidos por doenças e/ou tratamento com drogas imunossupressoras.

Em 2023, até o momento, a taxa de cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é de 20,43% para meninos de 09 a 14 anos e 40,62% para meninas de 09 a 14 anos.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here