Virada Histórica: Japão vence o Brasil pela primeira vez

0
53

Em amistoso preparatório para a Copa de 2026, Seleção Brasileira abre 2 a 0 no primeiro tempo, mas sofre três gols em 20 minutos na etapa final e é derrotada por 3 a 2 em Tóquio.

A seleção brasileira masculina de futebol conheceu uma derrota inédita em sua história nesta terça-feira (14). Depois de uma goleada empolgante sobre a Coreia do Sul, o Brasil foi superado de virada pelo Japão por 3 a 2, em um amistoso disputado no lotado Estádio Ajinomoto, em Tóquio.

A partida, que serve como preparação para a Copa do Mundo de 2026, parecia controlada pela equipe comandada por Carlo Ancelotti. Com gols de Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, a seleção foi para o intervalo vencendo por 2 a 0. No entanto, uma atuação irreconhecível na segunda etapa permitiu uma reação fulminante dos donos da casa, que marcaram com Minamino, Nakamura e Ueda em um intervalo de apenas 20 minutos.

A derrota acende um sinal de alerta para o sistema defensivo, que até então vinha sendo elogiado. Foi a primeira vez nos últimos cinco jogos que o Brasil sofreu mais de um gol. Os próximos compromissos da seleção serão em novembro, na próxima data Fifa, contra Senegal e Tunísia, em amistosos na Europa.

O Jogo

No primeiro tempo, o Brasil encontrou dificuldades iniciais para furar a bem postada defesa japonesa. A primeira grande chance foi dos anfitriões, aos 21 minutos, em jogada que terminou com a finalização de Ueda para fora. A resposta brasileira foi letal: quatro minutos depois, Bruno Guimarães deu um passe de primeira para o lateral Paulo Henrique, que abriu o placar com um chute certeiro na saída do goleiro. Com a vantagem, a seleção passou a dominar e ampliou aos 31, quando Lucas Paquetá deu um belo passe de cavadinha para Gabriel Martinelli finalizar de canhota e fazer 2 a 0.

O cenário mudou drasticamente após o intervalo. Com o ritmo visivelmente menor, o Brasil pagou caro. Aos seis minutos, um erro de Fabrício Bruno na saída de bola presenteou Minamino, que diminuiu para o Japão. O empate veio dez minutos depois, quando Ito cruzou na medida para Nakamura fuzilar para as redes.

Abalado, o Brasil não conseguiu reagir. Aos 25 minutos, após cobrança de escanteio de Ito, o atacante Ueda subiu livre de marcação para cabecear e decretar a virada japonesa. O técnico Carlo Ancelotti promoveu diversas substituições, lançando nomes como Rodrygo, Joelinton, Estevão, Caio Henrique e Richarlison, mas a equipe não conseguiu se reencontrar em campo.

Os japoneses ainda tiveram a chance de ampliar, em chute de Tanaka defendido pelo goleiro Hugo Souza. No último lance, aos 45, Richarlison teve a chance do empate de cabeça, após grande jogada de Estêvão, mas mandou por cima do gol, selando a surpreendente vitória japonesa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here