25 C
Cuiabá
segunda-feira, 9 fevereiro 2026
HomeEsportes "Ver meu filho assistir ao jogo do Brasil na Arena foi a...

 “Ver meu filho assistir ao jogo do Brasil na Arena foi a realização de um sonho”, afirma mãe de autista sorteado pela Setasc

Date:

Related stories

ALMT cria CPI para investigar licitações da Saúde realizadas entre 2019 e 2023

Comissão vai apurar suspeitas de irregularidades na SES ligadas...

Prefeitura libera trecho da Avenida das Torres em fase de testes do novo projeto viário

Abertura parcial no canteiro central busca reduzir acidentes e...

Flávia Moretti vistoria área alagada no bairro Joaquim Curvo após fortes chuvas em Várzea Grande

Gestão municipal anuncia obra de drenagem para solucionar problema...

Unemat abre matrícula direta para ingresso no primeiro semestre de 2026

Universidade oferece 638 vagas em 31 cursos sem necessidade...

Acusado de matar sargento da PM é transferido do Rio para Cuiabá

Raffael Amorim de Brito chega à capital sob forte...

Ao todo, seis inscritos na Carteira de Identificação do Autista foram sorteados pela Setasc, em parceria com a Secel e a CBF

A noite desta quinta-feira (12.10) ficará marcada na memória dos autistas e familiares que estiveram no camarote, da Arena Pantanal, em Cuiabá, para assistir à partida da Seleção Brasileira de Futebol Masculino contra a Venezuela, pela terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026. 

Ao todo, seis inscritos na Carteira de Identificação do Autista foram sorteados pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) para assistirem ao jogo. A ação, que faz parte do Programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

“Graças a Deus e os esforços dos nossos parceiros, CBF, Cuiabá Esporte Clube e Federação Mato-grossense de Futebol, conseguimos trazer os autistas e seus familiares e manter o que prometemos, todos os jogos na Arena eles terão o lugar deles preparado e reservado”, disse a primeira-dama de MT, Virginia Mendes. 

Sorteado pela segunda vez para o camarote, Luiz Gustavo Salustiano veio do município de Dom Aquino (170 km de Cuiabá), acompanhado da sua mãe, Laiza Salustiano. Emocionada, ela agradeceu à primeira-dama Virginia Mendes e ao Mauro Mendes pela iniciativa, em também proporcionar essa experiência para o jogo da Seleção Brasileira. 

“Primeiramente, eu quero agradecer a Deus por estar aqui e a eles por realizar este sonho, trazer um autista para ver um jogo do Brasil. É a segunda vez que estou aqui e sou imensamente grata a ela, por proporcionar isso ao meu filho e a todas as mães e pais, porque o autista tem as suas limitações. Mas aqui é um lugar muito receptivo, caloroso e aconchegante. É muito bem organizado, com todos os cuidados para o bem-estar deles”, declarou. 

Laiza ainda afirmou que esta foi a melhor ação já feita, em toda a sua vida.

“Esse projeto maravilhoso que a primeira-dama fez para as crianças autistas foi a melhor ação que eu já vi até hoje na minha vida. E eu só tenho a agradecer porque foi um sonho, tanto dele quanto meu e de outros pais e mães que estão aqui para assistir ao jogo do Brasil. Agradeço muito e peço à Deus que a abençoe muito e que esse projeto maravilhoso continue a abençoar outras famílias”, reforçou. 

Para a secretária da Setasc, Grasi Bugalho, é uma alegria muito grande poder proporcionar aos autistas e seus responsáveis um momento tão especial.

“Com certeza, este dia ficará guardado na memória como a realização de um sonho ao assistir o jogo da Seleção Brasileira, principalmente, num ambiente adequado e preparado para que todos fiquem confortáveis e seguros para, realmente, curtir o momento. Só temos a agradecer a confiança depositada no Governo do Estado a todos que se inscreveram para participar do sorteio para o camarote do autista, não só para o jogo da Seleção, mas para todos os jogos do Cuiabá”, afirmou a secretária. 

Grasi também destacou o apoio importante da primeira-dama Virginia Mendes, que idealizou o Programa SER Família Inclusivo, e da senadora Margareth Buzetti. Ela ainda agradeceu ao Cuiabá Esporte Clube, por acreditar no projeto e apoiar a Setasc durante todo o ano de 2023.

“O dia de hoje coroou todo o trabalho que temos realizado ao longo deste ano, em especial com os autistas. E que venham os próximos jogos. Estaremos aqui torcendo pelo Brasil e pelo Cuiabá”, acrescentou.

Gabriel Cavalcante e a sua mãe, Simária Cavalcante Carvalho, tiveram a experiência de participar do camarote do autista pela primeira vez. Para Simária, foi uma surpresa o filho ter sido o primeiro sorteado para assistir o jogo da Seleção Brasileira de Futebol. 

“Foi uma surpresa muito grande por ele ter sido o primeiro sorteado, em mais de 300 inscrições, por este projeto lindo, maravilhoso da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes. Quero agradecê-la por esta oportunidade e pedir que a senhora continue estimulando esse projeto lindo. Que ele chegue a outras famílias, às outras mãezinhas de autistas, dando a mesma oportunidade que nos deu de estar assistindo uma partida de futebol, pela primeira vez, na Arena Pantanal, ainda mais sendo o Brasil e a Venezuela, que ficará marcado para sempre. Muito obrigada e que Deus a abençoe”, afirmou. 

Wilson Ribeiro, pai do Ian Conrado, outro completado para assistir ao jogo no camarote, agradeceu ao Governo do Estado de Mato Grosso, em especial à primeira-dama de MT, pela iniciativa. “Agradeço por essa oportunidade de trazer os autistas ao estádio e assistir ao jogo do Brasil. Sem dúvidas, vai fazer a diferença na vida dele e de todos que estiveram presentes nesta noite. Muito obrigado”, disse. 

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here