Em fila, as pessoas passam rapidamente pelo caixão
Centenas de fãs, amigos e familiares participam nesta sexta-feira (25) do velório da cantora Preta Gil, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia, aberta ao público até as 13h, contou com estrutura especial para o acesso dos admiradores, com ruas interditadas e um corredor com grades montado no entorno do local.
O caixão está posicionado na entrada principal do Theatro, por onde as pessoas passam rapidamente para prestar a última homenagem à artista, que morreu no último domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de complicações de um câncer. Atendendo a um desejo da própria Preta, o velório é embalado por músicas festivas, em clima de celebração da vida.
A família e amigos próximos estão em uma área reservada, sem acesso à imprensa. Entre os presentes, o filho de Preta, Francisco Gil, foi o único a ir até a área pública, permanecendo por alguns minutos ao lado do caixão. Personalidades como as atrizes Taís Araújo e Arlete Salles e os cantores Thiaguinho, Péricles e Paula Lima também compareceram à cerimônia.
A primeira-dama Janja da Silva esteve presente representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O casal enviou uma coroa de flores com uma faixa que dizia: “Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só o amor. O Brasil agradece e celebra sua luz” — em referência à música “Só o Amor”, da própria Preta Gil.
Após o velório, o corpo será conduzido em cortejo por um carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas do recém-nomeado Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil, no Centro do Rio, até o Crematório da Penitência, no bairro do Caju.