Universidade oferece 638 vagas em 31 cursos sem necessidade de prova ou processo seletivo
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou na sexta-feira (6) o edital de matrícula direta para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026. Ao todo, são ofertadas 638 vagas distribuídas em 31 cursos presenciais, além da formação de cadastro de reserva para outras 13 graduações.
A modalidade de Matrícula Direta permite que os interessados ingressem nos cursos que ainda possuem vagas disponíveis, sem a realização de provas ou análise de histórico escolar. Para participar, o candidato deve comparecer presencialmente à Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) do campus onde o curso é ofertado.
O atendimento será realizado nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de fevereiro. A homologação das matrículas e a divulgação da lista de espera estão previstas para o dia 23 de fevereiro, mesma data de início do período letivo 2026/1.
As vagas estão distribuídas em nove municípios de Mato Grosso, contemplando áreas como saúde, educação, engenharias, ciências humanas, exatas e agrárias. Entre os cursos ofertados estão Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Letras, Matemática, entre outros.
Além da matrícula direta, a Unemat também abriu manifestação de interesse para cadastro de reserva em 13 cursos, distribuídos em sete cidades do Estado, ampliando as oportunidades para novos estudantes no ensino superior público.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Assessoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) da Unemat pelo e-mail vestibular@unemat.br ou pelo telefone (65) 98120-0095.

