Faltam apenas sete dias para o encerramento da exposição do Sansão Gigante, personagem icônico da Turma da Mônica, instalado na área externa do Museu do Rio, na Orla do Porto, em Cuiabá. A atração segue aberta até o dia 21 de abril, garantindo momentos de lazer e diversão para o público, especialmente durante o feriado prolongado da Páscoa.
Na última semana da mostra, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTUR) realiza a ação especial “Aquário com o Sansão”, voltada à inclusão e integração de crianças autistas da rede municipal de ensino. A iniciativa tem como foco proporcionar uma experiência lúdica, acessível e acolhedora para os pequenos que recebem acompanhamento terapêutico.
Nesta quarta-feira (16), o projeto vai receber cerca de 60 crianças, sendo 30 do CMEI Manoel de Barros e 30 da EMEB Antonia Tita. As atividades incluem oficinas de pintura com tinta guache, massinha e giz de cera, além de uma sessão de fotos com o Sansão inflável, um coelho azul de 15 metros de altura, que impressiona crianças e adultos.
A programação também conta com visita educativa ao Aquário Municipal e acompanhamento de terapeutas ocupacionais, profissionais dos Centros de Apoio ao Desenvolvimento do Estudante (Cads) e equipe do Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP), parceiro da ação.
A exposição do Sansão Gigante foi concebida como um presente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) para celebrar os 306 anos de Cuiabá, além de antecipar as comemorações pelos 60 anos da entidade, que serão celebrados em 2025.
O personagem também ostenta o cordão de girassol, símbolo da campanha Abril Azul, em alusão à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências não visíveis. A iniciativa reforça o compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade.