Última Superlua Cheia de 2024 será vista nesta sexta-feira (15)

0
49

Momento exato vai variar conforme o fuso horário

Nesta sexta-feira (15), será possível observar a última superlua cheia do ano. Este fenômeno ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra, no perigeu, seu ponto mais perto do nosso planeta em sua órbita. No horário de Brasília, o momento exato da lua cheia será às 18h28, quando a Lua atingirá seu brilho máximo.

A Lua estará a aproximadamente 361.867 km de distância da Terra, enquanto a média de distância entre os dois corpos celestes é de cerca de 384.400 km.

A lua cheia ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando completamente a face visível da Lua. Como resultado, os observadores perceberão uma Lua mais brilhante do que o normal. O evento será visível mundialmente, desde que as condições meteorológicas permitam, com céu claro e sem nuvens ou chuva.

A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que o termo “superlua” não possui uma base científica, pois foi originalmente criado pelo astrólogo Richard Nolle para descrever uma lua cheia que ocorre quando a Lua está no perigeu ou até 90% próxima dele. No entanto, a escolha do valor de 90% não tem uma explicação clara, e o termo foi adotado para aproximar a ciência do público. A distância que define uma superlua pode variar, e a comunidade científica aceita o termo como uma forma de facilitar o entendimento popular sobre o fenômeno.

A superlua pode ocorrer durante a lua cheia ou nova e sempre quando a Lua está próxima do perigeu, aparecendo entre uma e seis vezes por ano. A órbita da Lua é elíptica, o que significa que a distância entre a Terra e a Lua varia constantemente, com a Lua se aproximando e se afastando ao longo de sua trajetória. Quando a Lua está mais próxima, chamamos isso de perigeu; quando está mais distante, é o apogeu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here