Trump e secretário da Otan anunciam plano de rearmamento da Ucrânia e ameaçam Rússia com tarifas severas

0
265

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o novo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, anunciaram nesta segunda-feira (14) um plano conjunto para fornecer mísseis e armamentos à Ucrânia, em resposta à continuidade da invasão russa. Além disso, Trump afirmou que imporá tarifas econômicas rigorosas à Rússia caso não haja avanços nas negociações para encerrar o conflito em até 50 dias.

O anúncio ocorre após semanas de impasse e crescente frustração de Trump com o presidente russo, Vladimir Putin, que tem rejeitado propostas para chegar a um acordo de paz. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem intensificado os apelos por mais apoio militar tanto aos Estados Unidos quanto aos aliados da Otan.

De acordo com Trump, os Estados Unidos fornecerão os armamentos, mas os custos serão arcados pelos países da aliança atlântica. Rutte confirmou que uma primeira remessa de equipamentos — incluindo sistemas de mísseis, como o Patriot — será enviada em breve à Ucrânia.

“Se eu fosse Vladimir Putin hoje, e ouvisse o que está sendo preparado para os próximos 50 dias, pensaria melhor sobre o rumo das negociações”, declarou Rutte, reforçando a pressão sobre Moscou.

Embora Trump tenha demonstrado resistência em aplicar sanções diretas à Rússia no passado, ele teria se mostrado decepcionado após uma ligação recente com Putin, na qual o líder russo sinalizou a intenção de continuar a guerra. Paralelamente, o Congresso dos Estados Unidos está elaborando um novo pacote de sanções contra o governo russo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here