Toyota suspende produção no Brasil após tempestade danificar fábrica em SP

0
77

Montadora busca alternativas para manter fornecimento de motores e negocia layoff com trabalhadores

A Toyota interrompeu a produção de veículos em suas unidades no Brasil após uma forte tempestade, ocorrida na última segunda-feira (22), danificar gravemente a fábrica de Porto Feliz (SP), responsável pela produção de motores da marca.

Com a paralisação dessa planta, as unidades de Sorocaba e Indaiatuba, que dependem do fornecimento de motores de Porto Feliz, também tiveram suas atividades suspensas. Segundo a montadora, a retomada da operação em Porto Feliz pode levar meses, e, diante desse cenário, a empresa busca alternativas de fornecimento junto a fábricas da Toyota em outros países para viabilizar a produção nas demais unidades.

A empresa informou ainda que está negociando com os trabalhadores a suspensão temporária dos contratos de trabalho (layoff), medida que preserva o vínculo empregatício, mas reduz temporariamente o pagamento integral dos salários.

Os funcionários da unidade de Sorocaba irão deliberar sobre a proposta em assembleia virtual a partir desta sexta-feira (26), com prazo para votação até o dia 28. O sindicato da categoria afirmou, em nota, que a Toyota se comprometeu a manter os empregos e benefícios dos trabalhadores de Porto Feliz durante o período de paralisação.

Procurada, a montadora declarou que as propostas serão apresentadas gradualmente aos colaboradores e, após aprovação, implementadas de forma emergencial.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here