Confira quem tem direito e quais documentos devem ser enviados
Os interessados em participar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) têm até as 23h59 desta terça-feira (8), horário de Brasília, para solicitar a isenção da taxa de inscrição.
Segundo o edital, têm direito à gratuidade os candidatos que:
- Possuem inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Comprovam ser doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
- São ou foram bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni);
- Têm ou tiveram financiamento estudantil por meio do Fies.
A solicitação deve ser feita exclusivamente pela internet, no sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), usando o login do portal Gov.br. A documentação comprobatória deve ser anexada na plataforma, nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5MB. Não serão aceitos documentos entregues pessoalmente ou enviados por outros meios.
Candidatos inscritos no CadÚnico estão dispensados de informar o NIS. Já os ex-bolsistas do Prouni ou beneficiários do Fies devem selecionar a opção correspondente no ato da inscrição. No caso dos doadores de medula, é necessário apresentar comprovantes oficiais, como documento de identidade, certificado de doação com data e assinatura, ou cartão de doador emitido por entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde.
A participação em programas sociais anteriores ou a obtenção de isenção em concursos passados não garantem isenção automática no CNU 2025. Todos os pedidos passarão por análise da FGV, que poderá consultar diretamente os órgãos responsáveis, como CadÚnico, Prouni, Fies e Redome. Declarações falsas acarretarão exclusão do concurso e responsabilização legal.
O resultado preliminar dos pedidos será divulgado no dia 10 de julho, no site oficial do concurso. Recursos contra indeferimentos poderão ser apresentados entre os dias 11 e 14 de julho. O resultado final sairá em 18 de julho.
Candidatos que tiverem o pedido de isenção negado de forma definitiva deverão pagar a taxa de R$ 70 até o dia 21 de julho. O não pagamento dentro do prazo implicará o cancelamento automático da inscrição.
O CNU 2025 oferece 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos públicos. As provas objetivas serão aplicadas em outubro e as dissertativas, em dezembro, apenas para os aprovados na primeira etapa. O concurso será realizado em 228 cidades do país, com validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12.

