25 C
Cuiabá
domingo, 14 dezembro 2025
HomeSaúdeTelemedicina se consolida no Brasil como modelo de praticidade

Telemedicina se consolida no Brasil como modelo de praticidade

Date:

Related stories

Seduc premia professores destaques no ensino de inglês na rede estadual

Educadores vencedores do Prêmio Mais Inglês apresentam boas práticas...

Setasc alerta sobre golpe que usa nome do programa SER Família

Criminosos fazem falsas promessas de cestas natalinas e liberação...

Enchentes e deslizamentos deixam mais de mil mortos na Indonésia

Tempestades intensas provocam crise humanitária em Sumatra, com milhares...

Regulamentada durante a pandemia, benefícios do atendimento nesta modalidade ultrapassaram período pandêmico

Aprovada em meio à pandemia de coronavírus, em 2020, a telemedicina deixou de ser apenas uma alternativa de atendimento médico para momentos de crise. Hoje, após três anos de sua regulamentação, o formato ainda continua sendo uma opção ágil e focada na praticidade.

Com a capacidade de superar barreiras geográficas e fornecer acesso rápido aos profissionais de saúde, a telemedicina é uma solução viável para a prestação de cuidados médicos em regiões remotas e para a população em geral.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), a quantidade de atendimentos realizados por meio do formato aumentou consideravelmente. Durante o ano de 2020, por exemplo, foram registradas cerca de 5,4 milhões de consultas virtuais no país.

“Tudo mudou durante a pandemia e muitas soluções implantadas neste período tiveram reflexo após a pandemia. É o caso da telemedicina. A medida, até hoje, permite que pacientes recebam atendimentos médicos sem a necessidade de deslocamento físico, reduzindo assim o risco de contágio de outras doenças”, pontua Mara Nasrala, diretora executiva da Help Vida, empresa que conta com o Help Já, que dentre muitos serviços, há a telemedicina.

Vantagens – A crescente popularidade da telemedicina no Brasil se deve a uma série de vantagens oferecidas por essa modalidade de atendimento, conforme enumera Mara Nasrala. Dentre os principais benefícios, destacam-se o acesso ampliado, monitoramento remoto e agilidade.

“A telemedicina possibilita que pacientes tenham acesso a especialistas em diversas áreas da saúde, independentemente de sua localização geográfica. Isso é especialmente benéfico para pessoas que vivem em regiões remotas, onde a disponibilidade de médicos especializados é limitada”, completa.

Do ponto de vista da agilidade, os pacientes também podem marcar consultas e receber atendimento médico sem precisar se deslocar até um consultório. Isso economiza tempo e torna o processo mais conveniente, especialmente para pessoas com dificuldades de mobilidade ou agendas ocupadas.

Outro ponto é quanto ao monitoramento remoto antes impensável no cenário antes da pandemia. “Através da telemedicina, os médicos podem acompanhar remotamente a evolução de pacientes crônicos ou em recuperação, reduzindo a necessidade de visitas frequentes ao consultório. É o caso do Help Já, onde a telemedicina é fundamental quando falamos em atendimento domiciliar ou até mesmo pré-hospitalar, já que ela permite um acompanhamento mais eficiente e personalizado, garantindo uma melhor qualidade de vida para os pacientes”, completa a diretora executiva.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here