34 C
Cuiabá
quarta-feira, 31 dezembro 2025
HomePolíticaSTF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao...

STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

Date:

Related stories

Governo autoriza empréstimo de R$ 12 bilhões para reestruturação dos Correios

Operação aprovada pelo Tesouro prevê prazo de 15 anos...

Bolsonaro passa por nova cirurgia para tratar crise de soluço

Procedimento no nervo frênico foi realizado neste sábado e...

Cristiano Ronaldo marca duas vezes e Al Nassr faz história no Campeonato Saudita

Equipe alcança 10 vitórias seguidas no início da temporada...

Polícia Ambiental apreende mais de 400 quilos de pescado irregular em Poxoréu

Peixes das espécies pintado e cachara eram transportados ilegalmente...

Moraes decreta prisão domiciliar de dez condenados pela trama golpista

Medida impõe tornozeleira eletrônica, recolhimento de passaportes e restrições...

Deputada é acusada de ordenar invasão do sistema do CNJ

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada nesta quarta-feira (14) a 10 anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por sua participação na invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. A decisão foi unânime e ainda cabe recurso.

A condenação inclui os crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica. Votaram a favor da pena o relator Alexandre de Moraes e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia. O julgamento, realizado de forma virtual, teve início no dia 9 de maio e foi concluído nesta quarta.

Além da pena de prisão, Zambelli também foi condenada à perda do mandato parlamentar após o fim dos recursos e ao pagamento de R$ 2 milhões por danos morais coletivos. O valor será dividido com o hacker Walter Delgatti, réu confesso do caso, que foi sentenciado a 8 anos e 3 meses de prisão.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), a deputada foi a autora intelectual da ação, que tinha como objetivo emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. O ataque ao sistema foi executado por Delgatti, que declarou ter agido sob orientação de Zambelli.

A defesa da parlamentar criticou o julgamento virtual e afirmou que a condenação foi “absolutamente injusta”, alegando ausência de provas irrefutáveis.

Zambelli também responde a outro processo no STF, relacionado ao episódio em que perseguiu com uma arma o jornalista Luan Araújo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. O caso ocorreu em São Paulo, após uma troca de provocações durante um ato político. Neste processo, já há maioria de votos (6 a 0) para condená-la a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here