Na próxima quinta-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará início à Campanha Dezembro Vermelho, que busca sensibilizar a população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A abertura oficial acontecerá na Unidade de Saúde da Família (USF) Pedregal, das 16h às 20h, com uma programação que inclui atendimento médico e de enfermagem, roda de conversa e testes rápidos.
Programação ao longo do mês
Durante dezembro, diversas unidades básicas de saúde realizarão atividades voltadas ao enfrentamento das ISTs. Confira os destaques:
- Dia D (sábado, 7 de dezembro):
- USF Jardim Imperial e USF Jockey Club: distribuição de preservativos em pit stops próximos às unidades.
- USF Jardim Vitória: palestras, testes rápidos e encaminhamentos.
- 10 de dezembro:
- USF Osmar Cabral/Jardim Liberdade: testes rápidos e palestras em parceria com a equipe multiprofissional (eMULTI), nos períodos das 11h às 13h e das 17h às 19h.
- 14 de dezembro:
- USF CPA III e USF Guia: testes rápidos, palestras e outras ações voltadas à saúde e bem-estar da comunidade.
Importância da campanha
O coordenador de Serviços Especializados / IST, Flavio Rangel, destacou o papel fundamental do Dezembro Vermelho no combate às ISTs no município.
“O Dezembro Vermelho é mais do que um mês de conscientização; é uma oportunidade de reforçar a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do combate ao estigma relacionado às ISTs. Convidamos toda a população a participar das atividades e cuidar da sua saúde de forma integral”, afirmou Rangel.
A campanha é uma oportunidade para que a população tenha acesso a informações, exames e orientações fundamentais para a promoção da saúde e a redução dos impactos das ISTs.